Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter Newcastle United FC
Reprodução/Twitter Newcastle United FC

O clube de futebol inglês Newcastle se tornou nesta quinta-feira (7) um dos clubes com maior poder aquisitivo no mundo atualmente. A equipe foi comprada pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita. De acordo com a imprensa da Inglaterra, a negociação foi de 300 milhões de libras, cerca de R$ 2,2 bilhões.

O clube pertencia anteriormente a um empresário do Reino Unido Mike Ashley. A compra chegou a ser barrada pela Premier League, a liga de futebol britânica, no ano passado. O motivo foi que autoridades inglesas acusaram a Arábia Saudita de piratear transmissões televisivas de jogos do campeonato inglês.

O governador do Fundo de Investimentos que adquiriu o clube, Yasir Al-Rumayyan, foi indicado para o cargo pelo próprio príncipe herdeiro do país, Mohammad bin Salman, e vai ocupar o papel de presidente não executivo do clube.

Leia Também: Brasil encara a Venezuela em busca de vaga para a Copa do Catar

“Um grupo de investimento liderado pelo Fundo de Investimento Público, e também composto pela PCP Capital Partners e RB Sports & Media, concluiu a aquisição de 100% da Newcastle United Limited e Newcastle United Football Club Limited da St. James Holdings Limited. Todas as aprovações necessárias foram obtidas da Premier League inglesa e a aquisição foi concluída em 7 de outubro de 2021”, anunciou o Newcastle nas redes sociais.


O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita é avaliado em cerca de 435 milhões de dólares, algo em torno de R$ 2,4 trilhões.

A aquisição do time britânico levanta novamente o debate acerca de governos autoritários usarem equipes esportivas paramelhorarsua imagem perante a comunidade internacional, algo que aconteceu com o PSG (FRA), comandado pelo fundo de investimentos da família real do Catar, e o compatriota Manchester City, propriedade de um sheik da realeza dos Emirados Árabes.

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita Mohammad bin Salman é acusado de ser o mandante do assassinato de Jamal Kashoggi, jornalista e opositor do governo de Salman. Ele nega qualquer envolvimento. O crime ocorreu na embaixada da Arábia Saudita na cidade de Istambul, na Turquia.

Leia Também: Ayrton Senna ganha exposição inédita em São Paulo