Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter São Paulo FC
Reprodução/Twitter São Paulo FC

O maior ídolo do São Paulo FC está de volta ao comando técnico do time depois de mais de quatro anos de sua primeira passagem. Nesta quarta-feira (13), Rogério Ceni assinou com o clube até dezembro de 2022.

A confirmação vem pouco mais de duas horas depois do anúncio da saída do argentino Hernán Crespo do cargo de treinador do Tricolor. Mesmo sendo o responsável pela quebra do tabu de quase nove anos sem títulos com o Campeonato Paulista de 2021, em cima do Palmeiras, o Crespo não conseguiu manter bons resultados na Copa do Brasil e Libertadores, além de deixar a equipe a três pontos da zona de rebaixamento no Brasileirão.

A diretoria informou que o novo técnico pretende comandar a equipe já na partida desta quinta-feira (14), 19h, no Morumbi, contra o Ceará.

"Precisávamos tomar uma decisão rápida, e, indo ao encontro da nossa linha de raciocínio e ao diagnóstico de todo o departamento de futebol, a opção correta era o Rogério Ceni. Já havia deixado claro que, em caso de vacância no cargo, ele seria a nossa primeira alternativa, se estivesse livre no mercado. Como bom são-paulino que é, não precisou de mais de 15 minutos para acertar essa volta para casa", declarou o Presidente Julio Casares.

O ex-goleiro do São Paulo com passagens na seleção brasileira estreou como treinador justamente pelo clube que virou ídolo, em 2017. No campeonato Paulista daquele ano chegou até as semifinais, quando foi eliminado pelo Corinthians. Já no campeonato nacional, o time não rendeu bem e acabou entrando na zona de rebaixamento. Ceni foi demitido após seis meses de trabalho.

Leia Também: Thiago Silva recebe placa em homenagem aos 100 jogos pela Seleção Brasileira

Fora do clube paulista, Ceni acumulou boas passagens pelo Fortaleza, onde foi bicampeão cearense (2019 e 2020), campeão da Série B do Brasileirão (2018) e Copa do Nordeste (2019). Em 2019, saiu do clube cearense para tentar tirar o Cruzeiro da zona do rebaixamento do campeonato nacional. A gestão foi marcada por polêmicas entre o elenco e o técnico e, em menos de dez jogos, Ceni foi demitido.

No ano seguinte, o ex-goleiro artilheiro estava em sua segunda passagem bem-sucedida pelo Fortaleza. Novamente, deixou o clube para assinar com o Flamengo. O treinador terminou a temporada passada garantindo o bicampeonato brasileiro seguido para o Rubro Negro.

Mesmo com um Brasileiro, uma Supercopa do Brasil e um Carioca pelo Flamengo, Ceni foi demitido do comando técnico do time em julho deste ano por causa da campanha abaixo do esperado no Brasileirão. 

Ídolo no São Paulo

Se não é o maior, Rogério Ceni está entre os mais emblemáticos jogadores que já passaram no São Paulo em toda a história do clube. Entre as principais conquistas com a camisa tricolor estão três Brasileiros, três Paulistas, dois Mundiais e duas Libertadores.

Ao todo, ele tem 1237 partidas pela equipe. No decorrer da carreira, se tornou o goleiro com o maior número de gols no futebol, com 131. Rogério se aposentou dos gramados em 2015.