Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @mauriciosouza17
Reprodução/Instagram @mauriciosouza17

Após o Minas Tênis Clube emitir uma nota sobre declarações homofóbicas do jogador Maurício Souza, a Fiat e a Gerdau, principais patrocinadores da instituição, cobraram ações urgentes neste caso. Muitos torcedores estão criticando a atitude do clube e muitas dessas manifestações estão respingando nas empresas.

"Em relação às recentes declarações do jogador Maurício Souza, da equipe de vôlei Fiat/Minas/Gerdau, a Fiat declara repúdio a toda e qualquer expressão de cunho homofóbico, considerando inaceitáveis as manifestações movidas por preconceito, ímpeto desrespeitoso ou excludente”, declarou a Fiat.


"A Gerdau repudia qualquer tipo de manifestação de cunho preceituoso ou homofóbico. Sobre as declarações recentes do atleta Maurício Souza, jogador do Fiat/Gerdau/Minas, a empresa já pediu a posição oficial do clube sobre as tratativas necessárias ao caso para adotar as medidas cabíveis, o mais breve possível”, disse a Gerdau em nota.

A empresa ressaltou que que o patrocínio ao Minas é pelo poder de inclusão de pessoas LBGTQIA+ dentro do esporte.

Leia também: Boxeador Floyd Mayweather divulga apoio a atleta antivacina da NBA


Após a manifestação dos patrocinadores, a diretoria do Minas irá se reunir para debater os próximos passos sobre esse caso. Uma posição oficial deve ser divulgada nas próximas horas.

Sobre o caso

Maurício usou as redes sociais para criticar a decisão da DC Comics de que o novo Superman ter assumido a bissexualidade. Ele ironizou: “Ah, é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar…”.

O Minas levou quase duas semanas para se posicionar sobre o assunto: “Todos os atletas federados à agremiação têm liberdade para se expressar livremente em suas redes sociais”, escreveu o clube. Mesmo assim, reiterou que é apartidário e apolítico. “Não aceitamos manifestações homofóbicas, racistas ou qualquer manifestação que fira a lei”.

Essa foi uma das publicações do atleta de teor homofóbico. Em outra oportunidade, ele publicou uma foto de uma jogadora de basquete transexual dizendo: "Se você achar algum homem nessa foto você é preconceituoso, transfóbico e homofóbico".

Reposta de Douglas Souza

Douglas Souza, parceiro de Maurício na Seleção Brasileira e assumidamente homossexual, usou as redes sociais para agradecer o posicionamento da Fiat sobre a nota do Minas.

“Obrigado por entender que homofobia não é liberdade de expressão ou opinião. Esperamos mais novidades”, disse o atleta.


Antes disso, ele já tinha se posicionado sobre esse caso e criticou a publicação de Maurício sobre um dos principais personagens da cultura pop.

“Engraçado que eu não “virei heterossexual “ vendo os super-heróis homens beijando mulheres….. Se uma imagem como essa te preocupa, sinto muito mas eu tenho uma novidade pra sua heterossexualidade frágil”, afirmou o atleta.