Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/FIVB
Divulgação/FIVB

O Minas Tênis Clube decidiu afastar e multar o jogador Maurício Souza após declarações homofóbicas nas redes sociais. Além disso, o central deverá se retratar sobre a publicação. As informações são do Globo Esporte.

A decisão aconteceu após os principais patrocinadores do clube cobrarem um posicionamento e repudiaram as declarações homofóbicas. Também houve muitas manifestações de torcedores contra as publicações do atleta.

Ainda segundo o Globo Esporte, a diretoria do clube entendeu que não havia clima para Maurício atuar nas próximas rodadas da Superliga Masculina. Não foi divulgado quando ele será reintegrado.

Também houve a possibilidade de uma rescisão de contrato, mas as partes chegaram um acordo para o atleta se retratar. A decisão foi repassado aos patrocinadores.

Leia também: Após afastamento de Maurício, Carol Gattaz repudia homofobia e exige respeito

O clube alega que não aceitará qualquer outro comentário discriminatório.

Sobre o caso

Maurício usou as redes sociais para criticar a decisão da DC Comics de que o novo Superman ter assumido a bissexualidade. Ele ironizou: “Ah, é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar…”.


O Minas levou quase duas semanas para se posicionar sobre o assunto: “Todos os atletas federados à agremiação têm liberdade para se expressar livremente em suas redes sociais”, escreveu o clube. Mesmo assim, reiterou que é apartidário e apolítico. “Não aceitamos manifestações homofóbicas, racistas ou qualquer manifestação que fira a lei”.

Essa foi uma das publicações do atleta de teor homofóbico. Em outra oportunidade, ele publicou uma foto de uma jogadora de basquete transexual dizendo: "Se você achar algum homem nessa foto você é preconceituoso, transfóbico e homofóbico".

Repercussão das declarações

Douglas Souza, parceiro de Maurício na Seleção Brasileira e assumidamente homossexual, usou as redes sociais para criticar a publicação sobre um dos principais personagens da cultura pop.

“Engraçado que eu não “virei heterossexual “ vendo os super-heróis homens beijando mulheres….. Se uma imagem como essa te preocupa, sinto muito mas eu tenho uma novidade pra sua heterossexualidade frágil”, afirmou o atleta.