Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/FIVB
Divulgação/FIVB

Renan dal Zotto, técnico da Seleção Brasileira de vôlei masculino, afirmou que Maurício Souza não será mais convocado. A decisão acontece após o central ser desligado do Minas Tênis Clube por publicação em teor homofóbico nas redes sociais. A fala do treinador foi dada em entrevista ao jornal O Globo.

“Fiquei decepcionado. É inadmissível este tipo de conduta do Maurício e eu sou radicalmente contra qualquer tipo de preconceito, homofobia, racismo. Em se tratando de seleção brasileira, não tem espaço para profissionais homofóbicos. Acima de tudo preciso ter um time e não posso ter este tipo de polêmica no grupo. Não me refiro apenas ao elenco dos atletas. É geral, para todos os profissionais”, afirmou dal Zotto.

Leia também: Keno Marley estreia com vitória no Mundial de Boxe e se classifica para oitavas de final

O atleta chegou a fazer um vídeo de retratação em sua conta no Instagram na tarde desta quarta-feira (27), mas voltou a reiterar sua posição já declarada anteriormente sobre a população LGBTQIA+. Segundo o atleta, “infelizmente a gente não pode dar mais opinião, não pode mais colocar os valores acima de tudo, valores de família, do que a gente acredita”.

Ainda na entrevista, o técnico da Seleção Brasileira lamentou toda essa polêmica e disse que não irá admitir mais episódios como esse.

Sobre o caso

Maurício usou as redes sociais para criticar a decisão da DC Comics de que o novo Superman ter assumido a bissexualidade. Ele ironizou: “Ah, é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar…”.

O Minas Tênis Clubes levou quase duas semanas para se posicionar sobre o assunto: “Todos os atletas federados à agremiação têm liberdade para se expressar livremente em suas redes sociais”, escreveu o clube. Mesmo assim, reiterou que é apartidário e apolítico. “Não aceitamos manifestações homofóbicas, racistas ou qualquer manifestação que fira a lei”.

A decisão de afastar o atleta aconteceu após pressão dos patrocinadores e dos torcedores pelas redes sociais. A Fiat e a Gerdau emitiram comunicados exigindo ações por parte do clube.

O atleta foi afastado por tempo indeterminado, recebeu uma multa e se retratou nas redes sociais pela publicação homofóbica.