Esporte

CBF aumenta o número de competições femininas de 2022

Novo calendário conta com a SuperCopa do Brasil e o Brasileiro Feminino A-3


22/11/2021 15h35

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou, nesta segunda-feira (22), o calendário das competições femininas para a temporada de 2022. A novidade do ano será o aumento dos campeonatos adultos, que passa de duas disputas para quatro. A partir do próximo ano, a SuperCopa do Brasil e o Brasileiro Feminino A-3 somam-se ao já existentes Brasileirão Feminino Neoenergia e a Série A-2 do Brasileiro Feminino.

O cronograma também inclui as competições de base, que ganharam novos critérios técnicos no limite de idade. A partir de 2022, o Brasileiro Feminino passa a contemplar as faixas etárias Sub-17 e Sub-20, além da Liga de Desenvolvimento da Conmebol Sub-16 e Sub-14.

A SuperCopa do Brasil abrirá o calendário de 2022 e conta com oito clubes. Ela seguirá o formato mata-mata e tem o início previsto para o dia 6 de fevereiro, com a decisão marcada para o dia 13 de fevereiro. Os confrontos serão definidos por meio de sorteio a ser realizado pela Diretoria de Competições da CBF.

Leia também: FIFA anuncia os indicados ao prêmio de melhor jogador do mundo

O Brasileirão Feminino Neonergia seguirá com 16 equipes participantes e com o formato de pontos corridos na primeira fase, seguindo para a fase mata-mata na segunda etapa. O início previsto da competição é no dia 6 de março e a final planejada para o dia 25 de setembro. Durante o mês de julho, o campeonato terá um período de pausa para a disputa da CONMEMBOL Copa América Feminina.

Atualmente com 36 participantes, o Brasileiro Feminino A-2 será remodelado e passará a contar com 16 clubes em 2022. Estão classificados para a competição os quatro rebaixados da A-1 2021 e as equipes que se classificarem para as oitavas de final da A-2 2021 (5° ao 16° colocados).

Já a terceira divisão conta com um novo critério para a classificação dos clubes. Com um formato democrático, a competição terá representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Desta forma, serão os 27 campeões estaduais, somados aos quatro clubes melhores posicionados no Ranking Nacional de Clubes de Futebol Masculino de 2022 e um clube da federação melhor posicionada no Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino de 2022.

Leia também: Danilo da Juventus sofre lesão e só voltará a campo em 2022

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças