Esporte

Sucesso de engajamento, concursos para definir uniformes de clubes viram febre no futebol brasileiro

Fornecedores esportivos promovem ativações para cativar torcedores; Ceará lança campanha exclusiva para o time feminino


23/11/2021 16h11

Com o crescimento das redes sociais, a participação de torcedores nas decisões dos clubes de futebol estão cada vez mais constantes. Nas últimas temporadas, diversas equipes promoveram concursos para definir a escolha dos novos uniformes. As iniciativas tiveram bons resultados, incentivando as vendas e a exposição de patrocinadores. Nas Séries A e B, 18 equipes já promoveram ativações deste tipo.

Após lançar o terceiro uniforme feito por um torcedor, o Ceará promoveu um concurso para propor um modelo exclusivo para o elenco feminino. Com mais de cinco mil votos, a peça vencedora já está à venda nas lojas oficiais do clube.

Em Alagoas, o CSA divulgou nas redes sociais uma ação para definir a camisa principal que será utilizada na próxima temporada. Para participar, os torcedores deveriam enviar um email para o clube com o layout da nova camiseta. Durante o período, o clube recebeu mais de 80 sugestões.

“A ação no CSA gerou um engajamento muito bacana com o torcedor. Além de aproximar os fãs da criação do produto, esta relação pode potencializar as vendas do novo uniforme. Todos os modelos finalistas ficaram bonitos, agora vamos colocar as ideias em prática para entregar um manto novo para a torcida azulina”, conta Fernando Kleimmann, sócio diretor da fornecedora de material esportivo Volt Sport.

Leia Também: Documentário sobre a equipe do Botafogo-SP é finalista da 12ª edição do Cinefoot

Em Minas, o Atlético-MG promoveu, pela segunda temporada consecutiva, o ‘Manto da Massa’. Depois do sucesso em 2020, o clube mineiro superou o recorde de vendas e alcançou 120 mil unidades vendidas na última edição. De acordo com o clube, a arrecadação bruta atingiu R$ 24 milhões.

“A interação da torcida com clube traz uma valorização para a marca como um todo, mas tudo deve ser planejado, pois cada equipe e consequentemente clube possuem características específicas. Caso o projeto de ativação seja realizado da maneira correta, a chance de sucesso cresce consideravelmente”, explica Bruno Maia, especialista em inovação e novos negócios na indústria do esporte.

A Casa de Apostas, patrocinadora máster de Bahia e Vitória, criou um concurso para os torcedores definirem os novos desenhos dos ônibus oficiais. Além da aproximação com o clube, os participantes concorreram a diversas premiações oferecidas pela empresa.

“Para uma boa relação com o torcedor, não podemos apenas estampar a logomarca na camisa. Buscamos sempre essa comunicação, trabalhando em iniciativas para atingir o maior número de fãs. Além desta ativação, construímos outras ações recorrentes nos dias de jogos, com o envolvimentos de brindes e benefícios exclusivos, afirma Hans Schleier, diretor de marketing da empresa.

Leia Também: Palmeiras enfrenta Atlético-MG no último jogo antes da final da Libertadores

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças