Esporte

Autoridades tributárias de Portugal realizam buscas em 20 clubes e escritórios de futebol

Operação “Fora de Jogo”, que investiga irregularidades nas transferências de jogadores no valor de 15 milhões de euros, foi o ponto de início das buscas


24/11/2021 17h23

Nesta quarta-feira (24), a Autoridade Tributária e Aduaneira e o Ministério Público de Portugal realizaram buscas em 20 clubes de futebol, escritórios e habitações sob suspeita de irregularidades nas transferências de jogadores no valor de 15 milhões de euros.

A informação foi divulgada por veículos de Portugal, por meio do jornal Correio da Manhã e da emissora CMTV. As investigações foram realizadas na sede do Sporting Clube de Braga e do Vitória Sport Clube. Também investigaram o escritório da empresa do agente Jorge Mendes, no Porto da Gestifute.

Jorge Mendes tem como clientes o ponta de lança Cristiano Ronaldo, o técnico José Mourinho, o volante Fabinho e o goleiro Ederson.

Leia mais: Tenista Luisa Stefani termina temporada de 2021 no top 10 da modalidade

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) emitiu um comunicado sobre as apurações, afirmando que “estão em causa factos ocorridos pelo menos desde 2017 até ao presente, com forte dimensão internacional e que envolvem operações de pagamento de comissões de mais de 20 milhões de euros”.

As buscas realizadas nesta quarta-feira contam com um magistrado, cinco representantes do Ministério Público, 40 funcionários da Autoridade Tributária e 50 oficiais da Unidade de Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana (GNR).

A operação “Fora de Jogo”, realizada em março de 2020, foi o ponto de início das buscas, que resultaram na apreensão de diversos materiais. Outra operação aconteceu na segunda-feira (22), com procuras na sede do Porto e na casa do presidente do clube, Pinto da Costa.

Leia também: Santos fecha acordo com Wolfsbug para quitar dívida de Bruno Henrique

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças