A Conmebol anunciou, nesta quinta-feira (25), que não vai mais existir o critério do "gol do visitante" em todas as suas competições. Agora, todos os gols passam a ter o mesmo valor, e o gol marcado fora de casa não será mais um critério de desempate. Com isso, a entidade Sul-Americana acredita na "justiça esportiva".
Leia mais: Cerimônia de abertura dos Jogos Pan-americanos Júnior acontece nesta quinta-feira (25)
A decisão foi anunciada pelo presidente Alejandro Dominguez, e depois divulgada nas redes sociais da confederação. O anúncio foi divulgado no mesmo dia da reunião do conselho da entidade em Luque, no Paraguai.
La CONMEBOL elimina el “gol de visitante”. En adelante todos los goles de los torneos de la CONMEBOL tendrán el mismo valor, ya no se considerará como un factor de desempate los tantos convertidos en calidad de visitante. Con ello, se apunta a una mayor justicia deportiva.
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) November 25, 2021
Agora, a Conmebol vai seguir o mesmo caminho da UEFA, que retirou a regra de suas competições no último mês de junho. O critério do ‘’gol fora de casa’’ foi implementado em confrontos eliminatórias na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana a partir de 2005. Já em 2008, a regra passou a valer só até semifinal e foi assim até o fim da final com duas partidas em 2018.
Leia também: Morte de Maradona completa um ano: Relembre sua carreira e feitos históricos
REDES SOCIAIS