Esporte

Atlético-MG vence novamente e conquista a Copa do Brasil pela segunda vez em sua história

É o terceiro título do Galo em 2021, que já tinha levantado a taça do estadual e do Campeonato Brasileiro


15/12/2021 23h47

Mais um bicampeonato para a conta do Atlético-MG, acabando de vez com a piada dos rivais!

Após golear o Athletico-PR por 4 a 0 no primeiro jogo da final, disputado no Mineirão, o Galo voltou a vencer, dessa vez por 2 a 1, e garantiu o título.

Jogando na Arena da Baixada, em Curitiba, o Furacão precisava vencer por cinco gols de diferença para reverter o placar. Um resultado que não aconteceu durante todo o ano do Atlético.

O time de Cuca fez um ano bastante regular. Não à toa foi campeão Mineiro, Brasileiro e, agora,  da Copa do Brasil. Tríplice coroa que iguala o maior rival, Cruzeiro, no ano de 2003. No único campeonato que não saiu vencedor, o Galo foi eliminado para o Palmeiras na Libertadores sem perder um único jogo sequer (Verdão avançou por ter marcado gol fora de casa). Tudo isso tornava a missão dos rubro-negros improvável de se concretizar.

O jogo:

A partida começou tensa, com muitas faltas e dificuldades para Anderson Daronco, árbitro da partida. Aliás, por todo o primeiro tempo Daronco não teve sossego com as reclamações dos dois times, somadas ainda à pressão da torcida.

A primeira finalização só veio aos 17 minutos, um chute fraco, nas mãos de Everson.

Dois minutos depois, Pedro Rocha aproveitou cruzamento e colocou esperanças nos rubro-negros, mas a bola bateu no braço do atacante no domínio. O VAR chamou Daronco, que nem precisou revisar o lance para anular o gol.

E a empolgação dos donos da casa durou pouco. Aos 25 minutos, o Galo armou um contra-ataque de almanaque após escanteio do Furacão, que terminou com Keno balançando a rede e jogando um balde de água fria nos athleticanos. O atacante vive fase espetacular: seis gols nos últimos nove jogos. Dois na final da Copa do Brasil.

Para piorar a situação do Athletico, o artilheiro do time Renato Kayzer pediu para ser substituído ainda no primeiro tempo por dores no tornozelo esquerdo.

Ele sofreu uma lesão no ligamento em jogo contra o São Paulo no dia 24 de novembro e retornou somente para o primeiro jogo da final. Porém, logo no começo do jogo desta quarta (15), uma dividida fez o atacante ficar mancando durante toda a primeira etapa. Aos 40 minutos, saiu desolado de campo.

Depois disso, o Athletico sentiu o golpe. O próprio técnico do Furacão, Alberto Valentim, repetia para o banco a todo momento: “sentimos o gol”.

O Galo teve pelo menos mais dois contra-ataques para aumentar ainda mais a vantagem, mas pecou na finalização.

No segundo tempo, o rubro-negro voltou impondo seu ritmo e pressionando os mineiros. Aos 10 minutos, chegou a empatar o jogo, mas, mais uma vez, de maneira irregular. O atacante Vinicius Mingotti, que entrou no lugar de Kayzer, estava impedido por detalhe.

Aos 30 minutos, Hulk, de cavadinha, ampliou ainda mais a vantagem . O gol que ele perdeu no jogo de ida. Dessa vez, encobriu o goleiro Santos com perfeição. Golaço para matar o jogo.

A torcida do Athletico cantou alto o jogo todo e mais ainda após levar o segundo gol, mostrando o reconhecimento por um grande ano.

Para retribuir o carinho das arquibancadas, o Furacão continuou insistindo no ataque e conseguiu descontar o placar. Gol marcado por Jaderson, aproveitando cruzamento de Abner. Mas foi só. Atlético-MG bicampeão (2014/2020) da Copa do Brasil.

Fim de temporada:

Além da sala de troféus, os cofres do clube também estão cheios. O Galo leva 56 milhões como prêmio pelo título. Ao todo, mais de R$ 145 milhões em premiações na temporada.

A Supercopa do Brasil será disputada entre Atlético-MG e Flamengo, vice-campeão do Campeonato Brasileiro. A regra determina que em caso do mesmo time ser campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil, o segundo colocado dos pontos corridos ganha a vaga para disputar a Supercopa.

Já o Furacão também teve uma temporada vencedora. Os paranaenses foram campeões sul-americanos e disputarão a Libertadores em 2022.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças