Esporte

Temporada 2022 chega para consolidar Internacional entre as principais equipes do futebol feminino no Brasil

Gurias Coloradas conquistaram título estadual e chegaram às semifinais do Campeonato Brasileiro no ano passado


06/01/2022 11h33

Em 2021, o Internacional atingiu resultados expressivos no futebol feminino. Com campanhas sólidas nas competições nacionais e os títulos conquistados, tanto na base quanto no profissional, a equipe já colhe frutos importantes do investimento feito pelo clube.

Na temporada passada, o Colorado chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na história, feito que nenhum time gaúcho tinha conseguido até então na elite do futebol nacional. Apesar da eliminação para o Palmeiras, a campanha no campeonato nacional foi positiva e atestou a evolução da categoria.

Pelo estadual, as Gurias Coloradas mantiveram a hegemonia no Rio Grande do Sul e conquistaram o tricampeonato de maneira consecutiva. Na decisão, a equipe bateu o Grêmio nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal.

Para o técnico do Internacional, Maurício Salgado, a última temporada ficou marcada na história do clube. “É um ano que marca a consolidação do time feminino do Inter, fruto de um trabalho que vem sendo construído passo a passo nos últimos anos. O Campeonato Brasileiro mostrou que estamos entre as principais equipes do país e vamos seguir trabalhando para alcançar resultados ainda melhores”, acrescenta.

No Inter desde 2019, o treinador também destaca o projeto de desenvolvimento das atletas nas categorias de base e a integração com o profissional. “Compreendemos que é fundamental o investimento e, principalmente, na transição entre base e profissional, como um elo de ligação forte entre as categorias”, acrescenta.

Divulgação/Internacional

Leia Também: Pep Guardiola e Juanma Lillo testam positivo para Covid-19

Atualmente, do elenco principal, há 10 jogadoras foram reveladas no clube. Para Cláudio Curra, diretor de futebol feminino do Colorado, a melhoria e o aporte financeiro para a base têm como objetivo estabelecer uma gestão profissional e um futebol com mais qualidade.

“Óbvio que também buscamos uma auto sustentabilidade na categoria, tendo em visto que este trabalho é fundamental para isso acontecer. Estamos contentes e os resultados que atingimos este ano mostram que estamos no caminho certo. É, sem dúvida nenhuma, o maior investimento feito pelo clube na modalidade, mesmo com as atuais dificuldades financeiras, agravadas pela pandemia", comenta o dirigente.

Para Curra, o investimento nas categorias de base, que ocorre desde 2017, tem sido um dos diferenciais do clube. Honrando a tradição formadora do Internacional, o futebol feminino conta com um minucioso trabalho na formação das atletas, realizado nas categorias Sub-14, Sub-16 e Sub-18.

Em 2021, o Inter chegou às semifinais do Brasileiro em todas as categorias de base: o sub-16, que conquistou o título no ano passado, e o sub-18, campeão em 2019 e vice em 2020. Além disso, o Sub-17 ainda conquistou de forma invicta a Copa Gaúcha de Futebol Feminino, diante do rival Grêmio. Além disso, as Gurias Coloradas também se sagraram campeãs da Liga de Desenvolvimento na categoria Sub-14.

Apesar das melhorias que vêm acontecendo progressivamente, o clube reconhece a necessidade do apoio por parte de quem organiza o futebol feminino. “Precisamos desse apoio dos órgãos oficiais do governo, os que patrocinam os campeonatos ou até mesmo de premiações. Entendemos que o futebol feminino precisa de um maior apoio daqueles que organizam a modalidade e também de produtos específicos da linha feminina dos nossos uniformes. Pretendemos licenciar produtos para termos um recurso a mais”, explica o presidente Alessandro Barcellos.

Leia Também: Vini Jr é apontado como o jogador mais valioso do mundo pelo Observatório do Futebol

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças