Esporte

Campeão de Jiu-jitsu faz vaquinha virtual para poder competir em 2022

Mateus Santana foi um dos grandes nomes do esporte no ano passado e precisa do financiamento coletivo para competir o Campeonato Brasileiro e Panamericano


09/01/2022 20h03

Mateus Santana, um dos principais nomes do jiu-jitsu brasileiro em 2021, abriu uma vaquinha virtual para pedir ajuda financeira para seguir competindo em 2022 e conseguir vaga nas competições internacionais da modalidade.

“Durante o ano eu lutei nove campeonatos, fui campeão em oito e fiquei um em segundo, nunca fiquei fora do pódio. Como resultado da minha campanha durante o ano eu fiquei em primeiro no ranking das principais federações do DF. E meu plano e desejo para o ano de 2022, além de continuar competindo nos campeonatos estaduais e mais uma vez ser o primeiro do ranking, é também poder competir no Campeonato Brasileiro, que vai acontecer em maio, lutar o Panamericano, que vai acontecer em abril nos EUA, e lutar o Mundial”, explicou.

Pelo Apoia.se, ele cita a dificuldade de viver como atleta no Brasil, principalmente em um esporte que não possui índice olímpico. “Falta recursos, falta apoio, muitos precisam equilibrar a vida de atleta e de um trabalho formal e muitas vezes abrir mão de competições por não ter aporte financeiro”, revelou.

Santana criou uma campanha contínua e pretende arrecadar R$ 20 mil por mês. Para gerar um incentivo, ele criou recompensas para os colaboradores mensais.

Leia também: Nas redes sociais, ex-goleiro Marcos questiona segurança da vacina contra Covid-19 em crianças

Além da ajuda na plataforma, também é possível contribuir com um PIX (ssantanamateus@gmail.com) de qualquer quantia.

Planos futuros

Santana ainda revelou que a competições de jiu-jitsu é o plano a curto prazo. Futuramente, ele pretende ser professor em projetos sociais. “Usar o esporte para ensinar valores e mostrar que é possível seguir uma carreira no Jiu-jitsu”, revelou.

O atleta encabeça dois projetos sociais atualmente: o Bienal na Quebrada, que tem como objetivo levar literatura para crianças nas favelas, e o Peso Mosca, projeto esportivo com foco no boxe.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças