Neste sábado (29), o Museu do Futebol realiza, junto com a instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a Feira Ilé-Ifè - 1ª Feira Afro do Museu do Futebol, com a participação de 15 afroempreendedores que atuam nos segmentos de acessórios, decoração, educação, alimentação e vestuário.
O evento marca o encerramento da exposição temporária “Tempo de Reação - 100 anos do goleiro Barbosa”, em cartaz até 30 de janeiro, em homenagem ao ídolo do Vasco da Gama e da Seleção Brasileira nos anos 1950 e 1960. É também o último fim de semana do programa Férias no Museu, que oferece atividades gratuitas para todas as idades na área externa do Estádio do Pacaembu.
Leia também: Craque da base do Palmeiras, Endrick é eleito o melhor da Copinha
Moacyr Barbosa teve sua trajetória marcada pela construção de uma narrativa racista para a derrota brasileira contra o Uruguai na final da Copa de 1950. A mostra conta a história de Barbosa sob o ponto de vista da carreira vitoriosa que manteve por mais de 20 anos, tendo sido considerado um dos maiores goleiros brasileiros de todos os tempos. Tempo de Reação chama todos os visitantes a refletir sobre o racismo estrutural do futebol e da sociedade no Brasil.
Por isso a escolha por marcar o encerramento da mostra com uma feira criativa de afroempreendedores. Ifé foi uma antiga cidade africana que prosperou entre os séculos 11 e 15, onde hoje é a Nigéria, graças ao comércio com outros reinos do oeste africano. A Feira Ilé-Ifè - 1ª Feira Afro do Museu do Futebol acontecerá das 10h às 18h na área externa, com acesso gratuito. Às 14h, como parte da programação, haverá apresentação do Pagode na Lata, em frente ao restaurante Bubu.
Leia também: Palmeiras goleia Santos por 4 a 0 e é campeão da Copinha
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu - São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras
Garanta o ingresso pela internet
REDES SOCIAIS