Esporte

Relembre sete craques que foram revelados na Copinha


27/01/2022 10h46

A Copa São Paulo de Futebol Júnior voltou neste ano de 2022 após o cancelamento da edição de 2021 por conta da pandemia de Covid-19. A famosa ‘Copinha’, como é conhecida popularmente, é um celeiro de craques do futebol brasileiro. O site da TV Cultura relembra sete grandes craques que foram revelados na Copinha.

1. Raí

Um dos maiores ídolos do São Paulo e do PSG, o meia Raí, irmão de Sócrates, disputou a Copa São Paulo na edição de 1983 pelo Botafogo de Ribeirão Preto. Aos 17 anos, Raí levou o time do interior paulista até a final, mas foi derrotado pelo Guaraní, outro time do interior.

2. Dener

Um dos maiores talentos já vistos no futebol brasileiro. Dener ficou famoso durante a Copinha de 1991, quando conquistou o título pela Portuguesa em cima do Grêmio. Veloz e muito habilidoso, o craque chegou a jogar no Grêmio e no Vasco. Dener morreu em 1994, aos 23 anos, em um acidente de carro.

3. Neymar

Um dos melhores jogadores do futebol atualmente, o craque do PSG disputou a Copa São Paulo em 2008 e 2009 pelo Santos. Na primeira vez que disputou, Neymar se tornou o mais jovem a marcar um gol na competição, aos 15 anos. O menino da vila perdeu nas oitavas de finais e nas quartas, e em seguida já estava no profissional do Peixe.

4. Cafu

Capitão do pentacampeonato da seleção brasileira e bicampeão do mundo, o lateral-direito Cafu participou da Copinha em 1988, aos 18 anos, jogando como atacante pelo São Paulo.

No ano seguinte, Cafu já estava no profissional do Tricolor Paulista, onde começou sua grande carreira no futebol.

Veja imagens: Webstory: Relembre sete craque que foram revelados na Copinha

5. Gabriel Jesus

Já tratado como uma grande estrela nas categorias de base do Palmeiras, Gabriel Jesus disputou a Copinha em 2015. Com 17 anos, o atacante marcou cinco gols em seis jogos e chegou à semifinal do torneio.

No mesmo ano, Jesus já estava sendo campeão da Copa do Brasil com o Palmeiras. No ano seguinte, venceu o Campeonato Brasileiro pelo Verdão e as Olimpíadas pela seleção brasileira.

6. Marquinhos

O zagueiro da seleção brasileira e do PSG Marquinhos foi campeão da copinha em 2012 pelo Corinthians. No mesmo ano, o jovem zagueiro fez parte do elenco campeão da Libertadores e pouco depois já estava no futebol europeu.

7. Kaká

Um dos grandes jogadores da história e o último brasileiro a ter sido o melhor jogador do mundo, Kaká apareceu na Copinha de 2001, quando foi vice-campeão do torneio.

No ano seguinte, em 2002, o jovem já estava sendo pentacampeão da Copa do Mundo com a seleção brasileira e indo para o Milan, da Itália.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido