Esporte

Neymar completa 30 anos: Relembre os 13 anos de carreira do craque

Maior referência do futebol brasileiro na última década, o jogador marcou 401 gols e deu 215 assistências até o momento


05/02/2022 09h58

Neymar completa 30 anos de idade deste sábado (5). Desde que estreou no futebol profissional em 7 de março de 2009, em uma partida válida pelo Campeonato Paulista, o craque marcou 401 gols e deu 215 assistências. Além disso, o jogador conta com 31 títulos em sua carreira até o momento.

Há quase 13 anos, com apenas 17, a carreira da promessa brasileira no futebol profissional começou oficialmente. A joia das categorias de base do Santos estreou no Paulistão contra o Oeste. Aos 13 minutos do segundo tempo, o até então camisa 18 do Peixe entrou em campo. A partida terminou em 2 a 1 para o alvinegro praiano, e o placar só não foi maior pois o travessão impediu o que seria o primeiro gol de Neymar.

Pelo Santos, o atacante logo virou titular e referência do time. Venceu três títulos do Paulistão, uma Copa do Brasil e uma Copa Libertadores, que o clube não conquistava desde 1963, ainda com Pelé. Com as jogadas marcantes e diversos prêmios individuais, não demorou para o atleta despertar o interesse de gigantes europeus.

Em 2013, com apenas 21 anos de idade, Neymar foi contratado pelo Barcelona (ESP) em uma transferência conturbada. Em quatro anos na equipe catalã, a maior referência do futebol brasileiro na última década mostrou seu futebol ao mundo. Ele, Messi e Suárez formaram o que, para muitos, é o melhor trio de ataque da história do futebol, o MSN. Juntos, ao lado de Iniesta, Xavi, Daniel Alves, Piqué & companhia venceram a Champions League e o Mundial de Clubes em 2015, além de diversos troféus da La Liga e da Copa do Rei, por exemplo.

Leia mais: Após mais de dois meses parado, Neymar Jr. volta a treinar em campo

Site da TV Cultura transmite Bayern de Munique x RB Leipzig neste sábado (5)

Após indicações ao prêmio de melhor jogador do mundo e diversas conquistas individuais na Espanha, o Paris-Saint Germain (FRA) desembolsou, em 2017, € 222 milhões (na cotação atual, o valor seria superior a R$ 1,35 bilhão) para ter Neymar em seu elenco, no que foi o maior valor pago por um atleta em toda a história do futebol. Com ainda 25 anos e chegando em um projeto no qual seria o protagonista, a expectativa de seu desempenho na França era gigante.

No PSG, Neymar seguiu com o futebol impecável dentro de campo. No entanto, diversas lesões e a inconstância dos treinadores no time fizeram com que seu desempenho caísse, no geral. O grande objetivo da diretoria é conquistar a primeira Liga dos Campeões do clube, feito que bateu na trave em 2020, quando a equipe perdeu na final para o Bayern de Munique.

Pela seleção brasileira, Neymar marcou 70 gols desde 2010, quando foi convocado pela primeira vez ainda quando o treinador era Mano Menezes. Hoje, sob o comando de Tite, o craque irá ao Catar em 2022 para disputar sua terceira Copa do Mundo e tentar vencer o título para carimbar ainda mais seu nome na história. Com a amarelinha, o craque conquistou a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, e a Copa das Confederações de 2013.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças