Esporte

Governo Federal assina projeto que viabiliza a criação do Plano Nacional do Desporto

Proposta ainda precisa passar na Câmara e no Senado para virar uma lei de fato; Evento contou com a participação de medalhistas olímpicos


23/02/2022 16h40

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei (PL) que encaminha a criação do Plano Nacional do Desporto (PND). A proposta já tinha sido criada pela Lei Geral do Esporte, mais conhecida como Lei Pelé, em 1998, mas nunca foi colocada em prática.

Com a assinatura do presidente, o projeto segue para o Congresso Nacional para a votação dos deputados. Se tudo for aprovado, segue para a sanção no Senado e o PND poderá vigorar como lei.

O objetivo do PND é organizar as diretrizes relativas ao esporte nos níveis municipal, estadual e federal. Além disse, pretende fomentar a prática esportiva desde a infância até o esporte de alto rendimento.

A criação do PND era uma demanda antiga da comunidade esportiva, principalmente dos esportes considerados olímpicos.

Leia também: Bruna Takahashi atinge melhor marca de uma brasileira no ranking mundial de tênis de mesa

“O PND vai abraçar as nossas crianças, os nossos professores e os idealizadores do esporte no nosso país”, celebrou o ex-atleta André Domingos.

A assinatura do PL aconteceu durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a presença de grandes atletas brasileiros, como Maurren Maggi, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, e Daniel Dias.

O PND também visa otimizar o uso da infraestrutura esportiva já existente no país, além de prever a implementação de novas edificações.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças