Esporte

Brasil x Chile: Tecnologia auxilia verificação do passaporte de vacina exigido na partida

Sistema já foi adotado nos jogos contra Uruguai e Colômbia


22/03/2022 09h58

Nesta quinta-feira (24), o jogo entre Brasil e Chile, no Maracanã, válido pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, contará com a necessidade de apresentação do passaporte da vacinação para o público. 

O sistema será o mesmo adotado pela seleção brasileira nos jogos contra Uruguai e Colômbia, feito em parceria oficial com a CBF pela empresa Mooh!Tech, responsável por fornecer a tecnologia por meio do app Chronus i-Passport.

O passaporte desenvolvido pela empresa funciona como um passe livre digital, permitindo a qualquer torcedor imunizado ou testado negativo estar apto a participar da partida, sem risco de propagar a Covid-19. Para validar o I-Passport, é necessário um teste RT/PCR 48 horas ou vacinação, de acordo com o protocolo das autoridades locais.

Everton Cruz, CEO da companhia, destaca a importância do aplicativo para que as pessoas com status de vacinação contra a Covid-19 circulem sem restrições. "O uso do passaporte como uma credencial no controle de acesso a locais públicos ou privados permite que várias medidas, complexas para serem atendidas, deixam de ser essenciais”, explicou.

Leia Mais: CBF divulga venda de 70 mil ingressos para o jogo do Brasil no Maracanã

Segundo o resultado divulgado por meio do monitoramento dos dados colhidos pela plataforma, na partida contra o Uruguai, dos 12.662 torcedores presentes no estádio, 12.473 estavam com duas doses, 189 com dose única, 293 com ciclo vacinal incompleto e todos esses com testes negativos para Covid-19. Já diante da Colômbia, na Neo Química Arena, das 22.080 presentes apenas 1.540 estavam com o ciclo vacinal incompleto.

“Em relação às experiências que tivemos nos estádios, foi extremamente seguro. Nós fazemos inquérito epidemiológico antes e depois, e durante quatro semanas após o jogo estamos acompanhando essas pessoas. Se alguém teve algum sintoma, ou se alguém próximo à família sentiu algo, se algum conhecido do jogo teve sintomas, para que a gente possa identificar a propagação do vírus ou como ele está se comportando", revelou Cruz.

Como validar seu i-Passport

Para validar seu i-Passport, há a opção de pré-cadastro no site www.ipassport.com.br, pois algumas localidades não possuem ainda API de integração e registram as informações de forma manual.

Após o pré-cadastro, o usuário deve aguardar no máximo 48 horas para que as informações sejam consolidadas pela Tecnologia Chronus e assim baixar o app Chronus em seu smartphone IOS ou Android.

Eventuais dificuldades com cadastro ou aplicativo, contato com chamados@mootech.com

Leia Também: Jogadores da Seleção Brasileira se apresentam para jogos das Eliminatórias

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças