Esporte

Câmara aprova inclusão de Adhemar Ferreira da Silva no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

O atleta ganhou duas medalhas de ouro pelo salto triplo, nas Olimpíadas de Helsinque e Melbourne


07/04/2022 14h57

A Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (7), o Projeto de Lei 3322/21, da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), que inscreve o nome do atleta e campeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Agora, a proposta segue para votação do Senado. As informações são da Agência Câmara de Notícias.

Adhemar Ferreira da Silva (1927-2001) ganhou duas medalhas de ouro pelo salto triplo, nas Olimpíadas de Helsinque (1952) e Melbourne (1956), quando também estabeleceu um recorde mundial. Ele foi pentacampeão sul-americano e tricampeão pan-americano (1951, 1955 e 1959), além de dez vezes campeão brasileiro, tendo mais de 40 títulos e troféus internacionais.

Leia também: TV Cultura transmite terceira etapa da Fórmula Indy neste domingo (10)

A deputada Lídice da Mata afirmou que Adhemar Ferreira da Silva fez por merecer a inscrição de seu nome do Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. "Começou sua carreira no atletismo com 18 anos de idade. Treinava em horário de almoço, no intervalo do trabalho. Disputou a Olimpíada de Roma com problemas pulmonares, descobertos depois", exaltou.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) afirmou que o atleta representa o Brasil como herói. "É um exemplo de brasileiro dentro e fora das pistas, merecedor desta homenagem. O esporte possui um papel na construção da soberania da nação. Eternizar no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria um brasileiro negro, reconhecido como exemplo da abdicação e dedicação que caracterizam os mártires nacionais", exaltou.

Leia também: Principal organizada do Corinthians vai ao CT Joaquim Grava falar com dirigentes

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças