Na última segunda-feira (18), o Conselho Deliberativo da Portuguesa aprovou a criação de uma Sociedade Anônima de Futebol do clube. Em reunião no Salão Nobre do Canindé, a decisão foi unânime entre os 110 membros do clube.
O advogado Luiz Henrique Martins Ribeiro, ex-presidente do Tubarão-SC, um dos primeiros clubes-empresa do futebol brasileiro, e prestador de consultoria para agremiações que pretendem migrar do modelo associativo para o empresarial, analisa o potencial de captação de uma SAF na Lusa.
“É um clube histórico e com uma torcida muito envolvida. Além disso, a agremiação tem um alto engajamento da comunidade. É um time muito querido num grande centro, pois é o segundo de muitos outros torcedores de São Paulo. Outro ponto importante é a questão imobiliária, porque além de ter um belo estádio, bem localizado, pode ser usado para outros eventos, não só para o futebol”, explica o especialista.
Leia Também: Após perder um dos gêmeos, Cristiano Ronaldo será desfalque no jogo contra o Liverpool
De acordo com a proposta da diretoria executiva, o patrimônio imobiliário ainda pertence ao clube e não faz parte da SAF. Vale ressaltar que, antes de todos esses pontos serem tratados pelos conselheiros, o projeto teve aval do COF (Conselho de Orientação e Fiscalização), que aprovou a mudança do modelo de gestão, com 100% das ações ficando para a Portuguesa.
“A SAF fará com que haja uma segurança maior no enfrentamento da dívida, seja judicial ou extrajudicial. O mix entre uma boa oportunidade em razão da localização, de investimento imobiliário, com um bom enfrentamento de pendências financeiras e a possibilidade de crescimento de torcida, faz com que o projeto seja atrativo para investidores no futuro”, destaca Luiz Henrique
Dentro de campo, a Portuguesa também vive um momento importante de reconstrução. A equipe, além de conseguir o acesso para a Série A1 do Campeonato Paulista, no último final de semana conquistou o título da Série A2 diante do São Bento, no Canindé, e sacramentou com estilo seu retorno à elite do estadual.
Leia Também: Internacional agenda reunião para fechar com técnico Mano Menezes
REDES SOCIAIS