Esporte

Brasil disputa Jogos Sul-Americanos da Juventude em Rosário, na Argentina

País conta com 230 atletas na competição que começa nesta quinta (28); A nadadora Stephanie Balduccini e lutador de taekwondo Henrique Fernandes são os porta-bandeiras na cerimônia de abertura


28/04/2022 13h10

Os Jogos Sul-Americanos da Juventude 2022 começam nesta quinta-feira (28), no Parque da Independência, em Rosário, na Argentina. A cerimônia de encerramento está marcada para 8 de maio

A delegação do Brasil possui 230 atletas de até 18 anos em 26 modalidades; desses, 48% viajam para fora do país pela primeira vez. Os porta-bandeiras na cerimônia de abertura são a nadadora Stephanie Balduccini e o lutador de taekwondo Henrique Fernandes

Leia mais: Destaques do esporte neste final de semana na tela da TV Cultura

O Time Brasil participa das seguintes modalidades: atletismo, badminton, basquete 3x3, boxe, ciclismo, escalada esportiva, esgrima, futsal, ginástica artística, handebol de praia, hóquei sobre grama, judô, karatê, levantamento de pesos, natação, patinação artística, patinação velocidade, rugby, skate street, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia e wrestling.

Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Chefe da Missão Rosário 2022, deixa claro que o Comitê Olímpico do Brasil está fazendo de tudo para que a primeira experiência desses atletas seja marcada apenas por boas memórias.

“Chama a atenção o número de atletas que vão ter a sua primeira experiência, seja para competir fora do país, seja para participar de um evento multiesportivo ou integrar uma Missão do COB. Temos uma equipe grande dentro do Comitê trabalhando para proporcionar uma experiência única, de excelência, para todos os atletas que formarão o Time Brasil”, declara o diretor.

Foto: William Lucas/COB

Para a competição, o Brasil conta com Stephanie Balduccini, nadadora que disputou os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e que conquistou sete ouros no Pan Júnior de Cali 2021.

“O esporte é muito importante na minha vida. Para mim, a natação é tudo. Comecei a nadar para aprender e fui evoluindo. Toda competição para mim é importante. Estou conhecendo muitos lugares do mundo com o COB e isso é uma coisa incrível. A gente vira um time. Não só pela natação, mas com todos os esportes. Depois do Troféu Brasil de Natação conversei com outros atletas que também competirão em Rosário, fizemos amizades e isso é super importante também. Estou animada para receber os uniformes. Acho que vai ser muito legal e o Brasil vai ganhar muitas medalhas”, destaca Stephanie.

Leia também: Abel Braga deixa o comando do Fluminense

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças