Esporte

"Para nós, ficar em terceiro é sucesso": Presidente do Fortaleza comenta situação do time na Libertadores

Em entrevista exclusiva ao site da TV Cultura, Marcelo Paz comenta expectativas do clube nordestino para a temporada deste ano


01/05/2022 11h45

Em entrevista exclusiva ao site da TV Cultura, o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, traçou metas e avaliou o desempenho da equipe cearense na temporada até o momento. Um dos times sensação do ano passado, o Leão do Pici já faturou em 2022 o Campeonato Cearense (o quarto título seguido da competição) e a Copa do Nordeste, ambos de forma invicta. No entanto começou o Brasileiro com duas derrotas (Cuiabá e Internacional) e não tem uma situação simples para se classificar para as oitavas de final da Copa Libertadores da América.

O principal torneio de clubes da América do Sul é disputado pela equipe nordestina pela primeira vez e o grupo no qual caiu o time brasileiro também não é nada fácil. O Fortaleza disputa uma classificação contra o poderoso River Plate (ARG), o também campeão da Libertadores em 1991 Colo Colo (CHI) e o vencedor do último Campeonato Peruano, Alianza Lima. Nas três primeiras partidas, perdeu para os chilenos em casa (2 a 1) e para os argentinos fora (2 a 0), a primeira vitória se deu contra o clube peruano em um confronto dificílimo no Castelão (2 a 1).

Leia Também: Marcelo conquista seu 24º título pelo Real Madrid e se torna o maior campeão da história do clube

Mesmo com a classificação para as oitavas ameaçada, Marcelo Paz ressaltou a importância de um clube centenário como o Fortaleza se acostumar a disputar torneios difíceis e de grande importância como a Libertadores. "O jogo contra o Alianza era de vida ou morte (...) ganhamos, voltamos para a briga e já falamos em várias entrevistas, antes de começar a competição, que ficar em terceiro, pra gente, é sucesso. Ir para a Sul-Americana também é muito bom, o quarto lugar simpra genteseria um fracasso", analisa.

No momento, o Leão do Pici está na terceira colocação do grupo F com três pontos, atrás de Colo Colo, com seis, e River Plate, com nove. O próximo compromisso dos brasileiros no torneio é contra o River Plate, na Arena Castelão. "Esse jogo vai dizer quais vão ser os nossos passos na pretensão dentro dessa chave", diz o presidente.


"Consideramos um sucesso permanecer na série A por mais um ano"

O Fortaleza fez um ótimo Campeonato Brasileiro no ano passado, terminando a competição na quarta colocação, à frente de equipes como Corinthians, São Paulo e Internacional. Para esta temporada, Paz fala em humildade e afirma que a principal meta é permanecer mais um ano na elite do futebol nacional.

"Não que nossa briga necessariamente seja essa, mas permanecer [na série A] é o primeiro objetivo que tem que ser atingido. No momento em que a gente consegue permanecer, todos os outros objetivos do clube se tornam mais possíveis, e daí conseguir uma vaga numa competição sul-americana. Pode ser a Libertadores, como foi esse ano, seria sensacional. Pode ser a Copa Sul-Americana, que também seria algo muito bom", comenta.

Leia Também: Morre o empresário Mino Raiola, um dos mais influentes do futebol internacional

O começo no campeonato nacional não foi dos melhores. Ainda com um jogo a menos, o Leão está na lanterna. A equipe perdeu em casa para o Cuiabá (1 a 0) e para o Internacional no Beira Rio (2 a 1)."O resultado em casa contra o Cuiabá realmente foi ruim, perdemos um jogo em casa contra um adversário com mais ou menos o nosso porte de investimento. Perder contra o Inter fora é normal, não ter nada de absurdo. Cabe a gente tentar recuperar essa pontuação no meio de um calendário muito pesado. No mês de maio vamos fazer nove jogos, é muita coisa, viagens longas, vamos para o Peru, Chile... mas a gente desejou isso, trabalhamos para isso, para dar orgulho ao torcedor e fazer a marca do Fortaleza estar circulando na América do Sul", diz Marcelo Paz.

Confronto com o Corinthians

Neste domingo (1°), o Fortaleza encara o Corinthians na Neo Química Arena, às 16h. O Timão vem embalado após a vitória por 2 a 0 contra o Boca Juniors (ARG) em casa pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. A vitória, inclusive, rendeu ao alvinegro o primeiro lugar do grupo E.

De acordo com Marcelo Paz, o jogo é "dificílimo". "Precisamos pontuar, sabemos disso. Tem que ser inteligente e ter estratégia para enfrentar o Corinthians e aquele estádio pulsante com uma torcida apaixonada", comenta.

Leia Também: Fórmula E: Vandoorne supera Evans e vence o ePrix de Mônaco

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças