"Para nós, ficar em terceiro é sucesso": Presidente do Fortaleza comenta situação do time na Libertadores
Em entrevista exclusiva ao site da TV Cultura, Marcelo Paz comenta expectativas do clube nordestino para a temporada deste ano
01/05/2022 11h45
Em entrevista exclusiva ao site da TV Cultura, o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, traçou metas e avaliou o desempenho da equipe cearense na temporada até o momento. Um dos times sensação do ano passado, o Leão do Pici já faturou em 2022 o Campeonato Cearense (o quarto título seguido da competição) e a Copa do Nordeste, ambos de forma invicta. No entanto começou o Brasileiro com duas derrotas (Cuiabá e Internacional) e não tem uma situação simples para se classificar para as oitavas de final da Copa Libertadores da América.
O principal torneio de clubes da América do Sul é disputado pela equipe nordestina pela primeira vez e o grupo no qual caiu o time brasileiro também não é nada fácil. O Fortaleza disputa uma classificação contra o poderoso River Plate (ARG), o também campeão da Libertadores em 1991 Colo Colo (CHI) e o vencedor do último Campeonato Peruano, Alianza Lima. Nas três primeiras partidas, perdeu para os chilenos em casa (2 a 1) e para os argentinos fora (2 a 0), a primeira vitória se deu contra o clube peruano em um confronto dificílimo no Castelão (2 a 1).
Leia Também: Marcelo conquista seu 24º título pelo Real Madrid e se torna o maior campeão da história do clube
Mesmo com a classificação para as oitavas ameaçada, Marcelo Paz ressaltou a importância de um clube centenário como o Fortaleza se acostumar a disputar torneios difíceis e de grande importância como a Libertadores. "O jogo contra o Alianza era de vida ou morte (...) ganhamos, voltamos para a briga e já falamos em várias entrevistas, antes de começar a competição, que ficar em terceiro, pra gente, é sucesso. Ir para a Sul-Americana também é muito bom, o quarto lugar sim, pra gente, seria um fracasso", analisa.
No momento, o Leão do Pici está na terceira colocação do grupo F com três pontos, atrás de Colo Colo, com seis, e River Plate, com nove. O próximo compromisso dos brasileiros no torneio é contra o River Plate, na Arena Castelão. "Esse jogo vai dizer quais vão ser os nossos passos na pretensão dentro dessa chave", diz o presidente.
"Consideramos um sucesso permanecer na série A por mais um ano"
O Fortaleza fez um ótimo Campeonato Brasileiro no ano passado, terminando a competição na quarta colocação, à frente de equipes como Corinthians, São Paulo e Internacional. Para esta temporada, Paz fala em humildade e afirma que a principal meta é permanecer mais um ano na elite do futebol nacional.
"Não que nossa briga necessariamente seja essa, mas permanecer [na série A] é o primeiro objetivo que tem que ser atingido. No momento em que a gente consegue permanecer, todos os outros objetivos do clube se tornam mais possíveis, e daí conseguir uma vaga numa competição sul-americana. Pode ser a Libertadores, como foi esse ano, seria sensacional. Pode ser a Copa Sul-Americana, que também seria algo muito bom", comenta.
Leia Também: Morre o empresário Mino Raiola, um dos mais influentes do futebol internacional
O começo no campeonato nacional não foi dos melhores. Ainda com um jogo a menos, o Leão está na lanterna. A equipe perdeu em casa para o Cuiabá (1 a 0) e para o Internacional no Beira Rio (2 a 1)."O resultado em casa contra o Cuiabá realmente foi ruim, perdemos um jogo em casa contra um adversário com mais ou menos o nosso porte de investimento. Perder contra o Inter fora é normal, não ter nada de absurdo. Cabe a gente tentar recuperar essa pontuação no meio de um calendário muito pesado. No mês de maio vamos fazer nove jogos, é muita coisa, viagens longas, vamos para o Peru, Chile... mas a gente desejou isso, trabalhamos para isso, para dar orgulho ao torcedor e fazer a marca do Fortaleza estar circulando na América do Sul", diz Marcelo Paz.
Confronto com o Corinthians
Neste domingo (1°), o Fortaleza encara o Corinthians na Neo Química Arena, às 16h. O Timão vem embalado após a vitória por 2 a 0 contra o Boca Juniors (ARG) em casa pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. A vitória, inclusive, rendeu ao alvinegro o primeiro lugar do grupo E.
De acordo com Marcelo Paz, o jogo é "dificílimo". "Precisamos pontuar, sabemos disso. Tem que ser inteligente e ter estratégia para enfrentar o Corinthians e aquele estádio pulsante com uma torcida apaixonada", comenta.
Leia Também: Fórmula E: Vandoorne supera Evans e vence o ePrix de Mônaco
REDES SOCIAIS