Atleta brasileira conquista primeira medalha de ouro da história na escalada nos Jogos Sul-americanos da Juventude
Com apenas 15 anos de idade, Mariana Hanggi conquistou a marca e diz sonhar com vaga nas Olimpíadas
02/05/2022 14h29
Com apenas 15 anos de idade, Mariana Hanggi marcou a história como primeira brasileira a participar de uma competição multiesportiva na escalada esportiva. Mais do que isso, a garota também foi a primeira a conquistar a medalha de ouro durante disputa no Jogos Sul-americanos da Juventude, em Rosario, na Argentina.
Hanggi competiu na final da categoria bouldering, praticada sem o uso de equipamentos de segurança convencionais. A brasileira concorreu com outras cinco competidoras, e na prova chegou ao topo três vezes e pontuou outras quatro vezes.
Leia mais: Hernanes anuncia aposentadoria: "Nascendo para tantas outras coisas que me aguardam"
Sua adversária, a argentina Zoe Molina, também conseguiu o mesmo resultado, mas precisou de mais tentativas dentro de quatro minutos para alcançar esse patamar.
Mariana começou a fazer escalada com apenas três anos de idade, depois de passar a acompanhar a mãe na academia que tinha uma parede do esporte. O treinador da atleta, Anderson Gouveia, conheceu a menina nessa época e está ao seu lado até agora.
Leia também: 1.455 dias: Veja como era o Brasil na última vez em que o Corinthians havia liderado o Brasileirão
Os Jogos Sul-Americanos da Juventude começaram no dia 28 de abril e serão realizados até o dia 8 de maio. Até o momento da reportagem, o Brasil liderava o quadro geral de medalhas com 89. Em seguida está a Colômbia, com 50.
REDES SOCIAIS