Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Instagram @marianahanggi
Reprodução/ Instagram @marianahanggi

Com apenas 15 anos de idade, Mariana Hanggi marcou a história como primeira brasileira a participar de uma competição multiesportiva na escalada esportiva. Mais do que isso, a garota também foi a primeira a conquistar a medalha de ouro durante disputa no Jogos Sul-americanos da Juventude, em Rosario, na Argentina.

Hanggi competiu na final da categoria bouldering, praticada sem o uso de equipamentos de segurança convencionais. A brasileira concorreu com outras cinco competidoras, e na prova chegou ao topo três vezes e pontuou outras quatro vezes.

Leia mais: Hernanes anuncia aposentadoria: "Nascendo para tantas outras coisas que me aguardam"

Sua adversária, a argentina Zoe Molina, também conseguiu o mesmo resultado, mas precisou de mais tentativas dentro de quatro minutos para alcançar esse patamar.

Mariana começou a fazer escalada com apenas três anos de idade, depois de passar a acompanhar a mãe na academia que tinha uma parede do esporte. O treinador da atleta, Anderson Gouveia, conheceu a menina nessa época e está ao seu lado até agora.

Leia também: 1.455 dias: Veja como era o Brasil na última vez em que o Corinthians havia liderado o Brasileirão

Os Jogos Sul-Americanos da Juventude começaram no dia 28 de abril e serão realizados até o dia 8 de maio. Até o momento da reportagem, o Brasil liderava o quadro geral de medalhas com 89. Em seguida está a Colômbia, com 50.