Esporte

Arquibancada do Pacaembu tombada pelo patrimônio histórico é destruída para ter subsolo com arena

Por enquanto, segue intocada apenas a arquibancada do portão de entrada, conhecida pelas cadeiras verdes de um lado e amarelas do outro


12/05/2022 10h10

As arquibancadas leste e oeste do Estádio do Pacaembu foram destruídas para contar com um subsolo de Arena E-sports, como são conhecidos os torneios de jogos de videogame.

Leia mais: Charles do Bronx reclama de comissão atlética após perder o cinturão: "Fui Roubado"

As imagens publicadas pelo ex-vereador Eduardo Suplicy nas redes sociais na última quarta-feira (11) mostram duas montanhas de terra.

"A arquibancada é parte integrante do conjunto arquitetônico que está tombado junto à praça Charles Miller. Tomarei as providências cabíveis junto à Câmara Municipal para convocarmos mais uma vez, em regime de urgência, a concessionária que deverá prestar informações à municipalidade e reparar o dano da forma mais rápida possível", escreveu Suplicy.

A obra, porém, foi autorizada pelo Condephaat e pelo Compresp, os Conselhos do Patrimônio Histórico do estado e do município de São Paulo. O órgão, que reúne membros do governo e da sociedade civil, passou por reestruturação na gestão João Dória (PSDB).

A Allegra Pacaembu disse para o conselho, que é necessário, para a modernização do estádio, a criação de área de circulação de pessoas embaixo das arquibancadas laterais. Como o estádio fica em um vale, a entrada das arquibancadas laterais se dava de cima para baixo, com a circulação de pessoas restritas à entrada pela rua.

Segundo a concessionária, a arena será de Battle Royale, o que significa que várias pessoas podem jogar simultaneamente no mesmo telão.

O Pacaembu já perdeu o Tobogã, arquibancada entre um dos gols e o ginásio, que não fazia parte do projeto inicial e teve sua demolição aprovada pelos órgãos do patrimônio.

Por enquanto, segue intocada apenas a arquibancada do portão de entrada, da ferradura, conhecida pelas cadeiras verdes de um lado e amarelas do outro. Debaixo delas fica o Museu do Futebol, área cedida ao governo do Estado.

Leia também: Fifa decide apurar denúncia que pode dar lugar do Equador na Copa do Mundo ao Chile

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças