A Federação de Futebol dos Estados Unidos (USSF) anunciou nesta quarta-feira (18) um acordo com as associações de atletas que decreta a igualdade salarial entre as seleções nacionais feminina e masculina. A US Soccer é a primeira confederação que de forma igualitária equipara as premiações da Copa do Mundo.
Leia mais: TV Cultura transmite final da UEFA Europa League nesta quarta-feira (18)
"Este é um momento verdadeiramente histórico. Estes acordos mudaram o esporte para sempre aqui nos Estados Unidos e têm o potencial de mudar o esporte em todo mundo", declarou a presidente da federação, Cindy Parlow Cone, em publicação no Twitter.
A seleção nacional feminina obteve um pagamento de US$ 24 milhões em fevereiro e a promessa salarial de um novo acordo coletivo com a USSF.
In a historic accomplishment, U.S. Soccer, @USMNT and @USWNT have come together to agree to new collective bargaining agreements that will run through 2028 and achieve true equal pay – including equalization of World Cup prize money.
— U.S. Soccer (@ussoccer) May 18, 2022
Os termos do acordo incluem uma "compensação idêntica para todas as competições, incluindo a Copa do Mundo da Fifa, e adoção do mesmo mecanismo de distribuição de receitas comerciais para as duas equipes", afirmou a USSF, pelo Twitter.
A seleção feminina americana conquistou quatro Copas do Mundo e quatro medalhas de ouro olímpicas, e hoje é potência no futebol feminino mundial.
The agreements, which run through 2028, contain:
— U.S. Soccer (@ussoccer) May 18, 2022
➖ Equalization of FIFA World Cup prize money
➖ Identical appearance fees and game bonuses
➖ Commercial revenue sharing for the first time ever
CBA Fact Sheet » https://t.co/At6VSKzjiN pic.twitter.com/ugr7zxEu6k
Leia também: TV Cultura transmite treino classificatório para as 500 milhas de Indianápolis neste domingo (22)
REDES SOCIAIS