Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

 Divulgação / V2MM
Divulgação / V2MM

O streamer Igor “Nescau” Menezes, de 21 anos, sempre escondeu de seus amigos na internet que nasceu com uma má formação nos dois braços. Ele, que faz livestreams de Free Fire há três anos e alcança mais de três milhões de visualizações mensalmente, decidiu contar a todos sobre a deficiência após receber o apoio de sua comunidade.

Leia mais: “Call of Duty: Modern Warfare 2” ganha teaser e data de lançamento

Igor nasceu com uma má formação genética nos membros superiores, que fez com que os braços não se desenvolvessem completamente.

Ele conta que como parte de sua adaptação e fisioterapia, ganhou um computador aos 4 anos e com isso descobriu o amor por jogos online.

“Consequentemente comecei a jogar Grand Chase, e foi lá que eu vi que tinha talento pra coisa. Em seguida joguei League of Legends, depois CS:GO. Por fim, fui pro Free Fire”.

Ele começou a fazer as lives jogando em novembro de 2019, pelo Facebook Gaming, após o incentivo de um amigo que já jogava o game.

No entanto, ao invés de mostrar suas mãos, ele sempre arranjou uma maneira de driblar a câmera e jamais revelou sua deficiência aos seus seguidores.

A decisão de não mostrar seus braços foi tomada por receio de julgamentos e surgimento de haters. “A gente sabe que na internet tem a galera que apoia, mas tem aquele pessoal que tá ali só para te criticar. Naquela época, eu não tinha cabeça o suficiente para lidar com isso”, disse o streamer.

Hoje, com mais de 600 mil seguidores só no Facebook Gaming, plataforma em que faz seus vídeos ao vivo, Nescau consegue um alcance médio mensal de 3 milhões de espectadores.

Com um público sólido, ele sente que este é o momento de revelar sua deficiência e mostrar que ela não o impede de produzir seu próprio conteúdo e crescer ainda mais.

Com isso, ele espera poder incentivar outras pessoas a superarem suas dificuldades e a não desistirem de seus sonhos e objetivos.

Quero incentivar a galera com outras deficiências, sejam quais forem, que desistem porque acham que não conseguirão”, diz. “Quero mostrar que é realmente possível”.

Leia também: Relembre 10 jogos de Playstation 2 que marcaram a infância