Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @ResidentEvil
Reprodução/Instagram @ResidentEvil

O PlayStation 2 é, indiscutivelmente, um dos maiores lançamentos da indústria dos games. E até hoje lidera a lista de consoles mais vendidos de todos os tempos com 155 milhões de unidades comercializadas desde seu lançamento em 2000.

As funcionalidades inovadoras do console, como conexão com a Internet e leitura de DVD, eram um verdadeiro avanço para a época e deram uma impulsionada nas vendas. Porém, o real destaque estava no catálogo invejável de games que ao longo dos anos foi marcando uma geração. Relembre 10 jogos de PlayStation 2 que marcaram a infância.

1- GTA San Andreas

O Grand Theft Auto, mais conhecido por GTA, tornou-se o jogo mais vendido de 2004, com mais de 27,5 milhões de cópias vendidas e permanecendo até hoje como o jogo mais vendido da história do PlayStation 2 e de todos os tempos. O San Andreas é considerado um dos títulos mais importantes da sexta geração de consoles, entrando em várias listas de melhores jogos da história e vencendo vários prêmios de jogo do ano.

O jogo trouxe uma dinâmica totalmente diferente de qualquer outro game. Ele te dava a chance de explorar livremente três cidades em 3D sem que você ficasse preso fazendo missões.

O jogo se passa nos Estados Unidos de 1992. A trama de San Andreas gira em torno de um membro de gangue, Carl ‘’ CJ’’ Johnson, que retorna para seu lar em Los Santos depois de uma longa temporada em Liberty City (a versão de Nova Iorque do jogo), após descobrir a morte de sua mãe. CJ encontra sua família e sua antiga gangue, a Grove Street Families, em completo abandono. Ao longo do jogo, CJ gradualmente descobre o que está por trás do assassinato de sua mãe, ao mesmo tempo em que restabelece a gangue e explora suas próprias aventuras nos negócios.

2- Good Of War

Uma das principais franquias da Sony nascidas no PlayStation 2, God of War nos apresentou o furioso Kratos em sua busca por vingança contra Ares, o deus grego da Guerra. Gráficos avançados para a época, violência e um sistema de combate empolgante marcaram esse jogo da mitologia grega.

Dando continuidade na saga, God of War II foi maior e melhor que a primeira versão, superando o primeiro em todos os aspectos. Nessa nova história, Kratos se vê obrigado a continuar lutando e encontra novos desafios para se livrar de sua maldição.

3- Black

Desenvolvido pela Criterion Games e publicado pela Electronic Arts, Black foi um dos jogos de PlayStation 2 que mais impressionou pela sua qualidade gráfica na época. Além de remeter a muitas cenas dignas dos melhores filmes de ação, o game foi um dos primeiros a ter sucesso na câmera de primeira pessoa e tinha uma mecânica de destruição de cenários simplesmente incrível.

4- Winning Eleven (PES)

O futebol não podia ficar de fora do PlayStation 2 e o grande nome do esporte no game foi a Konami do Japão.

Todas as versões de Winning Eleven trouxeram melhorias e novidades empolgantes, seja na torcida, na aparência dos jogadores ou até mesmo nos estádios. O game ficou conhecido no ocidente como Pro Evolution Soccer e no Brasil ficou muito popular.

5- Need for Speed: Underground 2

Publicada pela Electronic Arts em 2004, o segundo jogo da franquia de carros Need for Speed ganhou muita força graças a seu novo sistema de tuning de carros e ao fato do jogo ter uma cidade completa virtual para percorrer livremente em busca das corridas e lojas. Além disso, existem mais de 29 veículos disponíveis, novos modos de corrida e a adição de alterações climáticas.

Um fato que deixou o Need for Speed marcado na mente de todos foi a música tema do jogo “Riders on the Storm”, da banda The Doors. A franquia vendeu 11 milhões de cópias.

Veja imagens: Webstory: 10 jogos de Playstation 2 que marcaram a infância

6- Bully

Mais um grande game da Rockstar, Bully sofreu muitas críticas, mas se manteve firme e conquistou uma legião de fãs nesse tempo. A Rockstar conseguiu pegar a premissa de liberdade da franquia GTA e adaptar em um ambiente escolar totalmente hostil.

7- Tony Hawk's Pro Skate

Desenvolvida pela Neversoft, o game de skate brilhou muito na primeira geração do PS1, nessa versão Tony Hawk e companhia refinaram ainda mais os seus truques no PS2, incluindo até opções de jogo online.

No ano de 2001, o game recebeu o prêmio de melhor jogo de esporte do ano e o melhor jogo para console.

8- Guitar Hero Legends of Rock

Esse game, levou o mundo do Rock para o universo do PS2, desenvolvido pela Neversoft e publicado pela Activision. Foi lançado em outubro de 2007 para as novas gerações como o PlayStation 3, Wii e Xbox 360.

Mas o jogo ganhou muita força no Play 2, o título contém um enredo incluído um modo carreira, onde você pode trilhar sua carreira no mundo do rock.

9- Resident Evil 4

Resident Evil 4 é um jogo de terror e tiro em terceira pessoa que foi desenvolvido e publicado pela Capcom. A história segue o agente especial do governo dos Estados Unidos Leon Kennedy, que é enviado em uma missão para resgatar Ashley Graham, filha do presidente americano que foi raptada por uma seita macabra. Ele viaja para uma área rural da Espanha, onde luta contra hordas de moradores violentos e monstros mutantes.

10- Tekken 5

Sem dúvidas a saga japonesa é até hoje uma das grandes no cenário da luta, e a chegada do Tekken 5 fez bombar ainda mais a trilogia. O jogo incorpora um sistema de batalha mais rápido e mais fluido, gráficos aprimorados e o retorno de personagens consagrados da série.

Nessa versão, o personagem principal é o jovem Jin Kazama, que vai em busca de vencer o torneio punho de ferro, e para isso Jin passa por várias batalhas até lutar contra seu pai Kazuya. Mas o último duelo do jogo é contra o poderoso Jinpachi, que é seu bisavó. Essa versão de Tekken ganhou um filme no ano de 2009 com o nome de Tekken Rei do Punho de Ferro.