Esporte

Relembre todas as vitórias de pilotos brasileiros nas 500 Milhas de Indianápolis

A tradicional prova do automobilismo volta acontecer neste domingo (29) com transmissão ao vivo da TV Cultura a partir das 12h30


27/05/2022 11h31

As corridas de automóvel realizadas nos Estados Unidos não costumavam fazer parte do calendário da velocidade no Brasil. Contudo, graças a Emerson Fittipaldi, essa história mudou para sempre na década de 80.

Leia mais: Confira os destaques do esporte na TV Cultura neste fim de semana

O piloto brasileiro, o campeão mundial de Fórmula 1 em 1972 e 1974 encarou mais um desafio em sua vitoriosa carreira e abriu o caminho da Fórmula Indy para os brasileiros. O “Rato” entrou na categoria em 1984 e foi campeão em 1989. Neste mesmo ano, obteve a primeira vitória brasileira nas tradicionais 500 Milhas de Indianápolis.

Desde a chegada de Emerson, outros brasileiros também venceram a prova. Confira os pilotos do Brasil que já venceram a Indy 500.

1989 – Emerson Fittipaldi

A primeira vitória brasileira nas 500 Milhas foi decidida apenas nas últimas voltas. Na briga pela liderança, o norte-americano Al Unser Jr se chocou com o brasileiro e levou a pior, perdendo o controle do carro e batendo no muro, na penúltima volta.  A manobra foi contestada mas não houve apelação quanto ao resultado. Vitória de Emerson Fittipaldi, a primeira do Brasil.

1993 – Emerson Fittipaldi

Tendo liderado a corrida apenas nas 16 últimas voltas, o brasileiro desbancou o favorito Nigel Mansell e venceu pela segunda vez em Indianápolis. Ao deixar o carro, o brasileiro recusou a tradicional garrafa de leite e tomou suco de laranja, produzido em sua própria fazenda.

2001 – Hélio Castroneves

Após oito anos sem o título para o Brasil, o país voltou a vencer em Indianápolis. E com direito a “dobradinha” de pilotos brasileiros. Hélio Castroneves venceu pela primeira vez, com seu companheiro de equipe Gil de Ferran chegando em segundo.

2002 – Hélio Castroneves

A segunda vitória consecutiva do Brasil foi conquistada no limite. O canadense Paul Tracy conseguiu a ultrapassagem que daria a vitória. Contudo, como a bandeira amarela foi acionada momentos antes em função de um acidente na pista, a ultrapassagem não valeu. Por conta disso, Helinho reconquistou a primeira colocação e acabou vencendo.

2003 – Gil de Ferran

No terceiro ano seguido de vitória brasileira em Indianápolis, um resultado histórico não apenas para Gil de Ferran mas para o automobilismo brasileiro. Perto de ter conquistado a terceira vitória consecutiva, Hélio Castroneves foi o segundo e Tony Kanaan o terceiro.

2009 – Hélio Castroneves

Em sua terceira vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, o brasileiro superou disputas nos tribunais e escreveu seu nome para sempre na História da prova. Helinho sacramentou o apelido de “homem-aranha”, ao escalar o alambrado do tradicional e eterno Indianapolis Motor Speedway.

2013 – Tony Kanaan

Na sétima vitória brasileira, mais um final emocionante. Saindo da segunda posição na relargada a apenas três voltas do fim, o brasileiro ultrapassou o norte-americano Ryan Hunter-Ray momentos antes de uma nova bandeira amarela. Sem tempo para mais uma largada, o experiente piloto baiano finalmente venceu a prova, que era uma promessa que ele tinha feito para o seu pai.

2021 – Hélio Castroneves

Nas 500 Milhas de Indianápolis de 2021, o público retornava ao autódromo após ausência por conta da pandemia de Covid-19 em 2020, e os presentes nas arquibancadas foram premiados com uma das batalhas mais épicas dos últimos anos.

Hélio Castroneves voltou a vencer a prova, batendo Álex Palou, a grande sensação do ano, que eventualmente se tornou o campeão da temporada, guiando Ganassi.

Leia também: Open Brasil de Futevôlei chega a SP neste fim de semana e conta com ex-jogadores e influenciadores

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pessoa é morta e três de uma mesma família seguem desparecidos após desabamentos em São Gonçalo

Lula discursa no 43º aniversário do PT e afirma que partido voltou para governar com democracia

Lula nomeia Hélio Marcos Prates Doyle como presidente da Empresa Brasileira de Comunicação

Veja os principais pontos abordados por Roberto Campos Neto, presidente do BC, no Roda Viva dessa segunda (13)

"A autonomia do BC é um ganho muito importante. Espero que não seja revertido", afirma Campos Neto