Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

gettyimages
gettyimages

As corridas de automóvel realizadas nos Estados Unidos não costumavam fazer parte do calendário da velocidade no Brasil. Contudo, graças a Emerson Fittipaldi, essa história mudou para sempre na década de 80.

Leia mais: Confira os destaques do esporte na TV Cultura neste fim de semana

O piloto brasileiro, o campeão mundial de Fórmula 1 em 1972 e 1974 encarou mais um desafio em sua vitoriosa carreira e abriu o caminho da Fórmula Indy para os brasileiros. O “Rato” entrou na categoria em 1984 e foi campeão em 1989. Neste mesmo ano, obteve a primeira vitória brasileira nas tradicionais 500 Milhas de Indianápolis.

Desde a chegada de Emerson, outros brasileiros também venceram a prova. Confira os pilotos do Brasil que já venceram a Indy 500.

1989 – Emerson Fittipaldi

A primeira vitória brasileira nas 500 Milhas foi decidida apenas nas últimas voltas. Na briga pela liderança, o norte-americano Al Unser Jr se chocou com o brasileiro e levou a pior, perdendo o controle do carro e batendo no muro, na penúltima volta.  A manobra foi contestada mas não houve apelação quanto ao resultado. Vitória de Emerson Fittipaldi, a primeira do Brasil.

1993 – Emerson Fittipaldi

Tendo liderado a corrida apenas nas 16 últimas voltas, o brasileiro desbancou o favorito Nigel Mansell e venceu pela segunda vez em Indianápolis. Ao deixar o carro, o brasileiro recusou a tradicional garrafa de leite e tomou suco de laranja, produzido em sua própria fazenda.

2001 – Hélio Castroneves

Após oito anos sem o título para o Brasil, o país voltou a vencer em Indianápolis. E com direito a “dobradinha” de pilotos brasileiros. Hélio Castroneves venceu pela primeira vez, com seu companheiro de equipe Gil de Ferran chegando em segundo.

2002 – Hélio Castroneves

A segunda vitória consecutiva do Brasil foi conquistada no limite. O canadense Paul Tracy conseguiu a ultrapassagem que daria a vitória. Contudo, como a bandeira amarela foi acionada momentos antes em função de um acidente na pista, a ultrapassagem não valeu. Por conta disso, Helinho reconquistou a primeira colocação e acabou vencendo.

2003 – Gil de Ferran

No terceiro ano seguido de vitória brasileira em Indianápolis, um resultado histórico não apenas para Gil de Ferran mas para o automobilismo brasileiro. Perto de ter conquistado a terceira vitória consecutiva, Hélio Castroneves foi o segundo e Tony Kanaan o terceiro.

2009 – Hélio Castroneves

Em sua terceira vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, o brasileiro superou disputas nos tribunais e escreveu seu nome para sempre na História da prova. Helinho sacramentou o apelido de “homem-aranha”, ao escalar o alambrado do tradicional e eterno Indianapolis Motor Speedway.

2013 – Tony Kanaan

Na sétima vitória brasileira, mais um final emocionante. Saindo da segunda posição na relargada a apenas três voltas do fim, o brasileiro ultrapassou o norte-americano Ryan Hunter-Ray momentos antes de uma nova bandeira amarela. Sem tempo para mais uma largada, o experiente piloto baiano finalmente venceu a prova, que era uma promessa que ele tinha feito para o seu pai.

2021 – Hélio Castroneves

Nas 500 Milhas de Indianápolis de 2021, o público retornava ao autódromo após ausência por conta da pandemia de Covid-19 em 2020, e os presentes nas arquibancadas foram premiados com uma das batalhas mais épicas dos últimos anos.

Hélio Castroneves voltou a vencer a prova, batendo Álex Palou, a grande sensação do ano, que eventualmente se tornou o campeão da temporada, guiando Ganassi.

Leia também: Open Brasil de Futevôlei chega a SP neste fim de semana e conta com ex-jogadores e influenciadores