Esporte

72 anos de Maracanã: Relembre momentos históricos do templo do futebol mundial

O local sediou duas finais de Copa do Mundo, o milésimo gol de Pelé, o desafio do vôlei e muito mais


16/06/2022 09h59

O Maracanã, um dos estádios mais famosos e importantes do mundo, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, comemora 72 anos nesta quinta-feira (16). Para celebrar a importantíssima data, a TV Cultura relembra os momentos memoráveis da história do local. Confira.

Leia mais: Copa do Mundo: Seleções da África classificadas para o Mundial de 2022

1. Final da Copa do Mundo - (1950)

No dia 16 de julho de 1950, pela final da Copa do Mundo, a seleção brasileira perdeu por 2 a 1 para a Celeste Olímpica, ficando com o vice da competição.

O estádio, que tem como nome o jornalista Mário Filho, que havia sido construído justamente para a disputa do torneio, tomado por torcedores brasileiros, esta partida, por mais que seja dolorosa, não poderia deixar de estar na primeira colocação do ranking. O jogo recebeu o nome de ”Maracanazzo” e marcou o título do Uruguai.

2. Milésimo gol de Pelé - (1969)

No dia 19 de novembro de 1969, então com 29 anos de idade, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, considerado o rei do futebol, protagonizou um dos momentos mais marcantes da história do esporte. E foi justamente no palco do Maracanã.

Aos 34 minutos do segundo tempo da partida entre Vasco e Santos, válida pela Taça Roberto Gomes Pedrosa, atual Brasileirão, Pelé marcou seu milésimo gol na carreira, num pênalti sofrido por ele mesmo. Quebrando todos os protocolos, Pelé foi carregado nos ombros por pessoas presentes no gramado e foi ovacionado por todos.

3. Final do futebol masculino nos Jogos Olímpicos - (2016)

Em 2016, os Jogos Olímpicos foram realizados no Rio de Janeiro. Até então, a seleção brasileira de futebol masculino nunca havia sido campeã da competição.

A final contra a Alemanha aconteceu no dia 20 de agosto de 2016, no Maracanã e o time brasileiro acabou vencendo por 5 a 4, com Neymar convertendo a última cobrança. Além de ser um título de muita importância para o esporte olímpico, foi um ouro inédito para o país, certamente inesquecível na história da Seleção e do Maracanã.

4. Final da Copa do Mundo - (2014)

Na final, ocorrida no dia 13 de julho de 2014, marcou a final da Copa do Mundo entre Alemanha e Argentina. Os germânicos venceram por 1 a 0 com gol de Gotze na prorrogação e se tornaram tetracampeões mundiais.

5. A invasão corinthiana - (1976)

Um dos maiores acontecimentos da história do Maracanã teve como pivô um time de São Paulo. Em 5 de dezembro de 1976, o estádio recebeu o confronto entre Fluminense x Corinthians, válido pela semifinal do Campeonato Brasileiro. Por se tratar de um jogo único e como forma de reação a uma provocação do então presidente tricolor Francisco Horta, mais de mil ônibus com torcedores da equipe paulistana vieram para o Rio de Janeiro, obrigando, inclusive, o Detran a criar uma operação especial para o tráfego na Rodovia Presidente Dutra, que liga os 2 estados.

No Maracanã, foram cerca de 70 mil torcedores alvinegros, que viram o time empatar em 1 a 1 durante o tempo normal e vencerem a disputa de pênaltis por 4 a 1.

6. Rock in Rio (1991)

O Rock in Rio foi realizado no Maracanã na sua segunda edição, ocorrida entre os dias 18 e 26 de janeiro de 1991, o estádio foi a casa do rock na cidade. Naquela oportunidade, passaram pelo festival nomes consagrados como Guns N’ Roses, A-ha, George Michael, Megadeth, Billy Idol, Judas Priest e Faith No More.


7. O Grande Desafio de Vôlei (1983)

Apesar de ser a casa do futebol, o Maracanã também foi a casa do vôlei, no dia 26 de julho de 1983,para o evento conhecido como ”O Grande Desafio de Vôlei’‘, disputado entre as seleções do Brasil e da hoje extinta União Soviética.

Com placar de 3 a 1 para o time brasileiro a disputa teve uma quadra montada com material sintético dentro do gramado do estádio e é até hoje a partida relacionada a um esporte olímpico, tirando o futebol, com maior quantidade de público, com 95.887 pagantes no estádio.

Final brasileira na Libertadores (2020)

A final da Copa Libertadores da América de 2020, que foi disputada pela primeira vez por dois times brasileiros no Maracanã, foi realizada no dia 30 de janeiro de 2021, por conta da pandemia. Na partida, o Palmeiras saiu campeão ao vencer o Santos por 1 a 0, após gol do atacante Breno Lopes nos acréscimos do segundo tempo.

Leia também: Ministério Público Suíço pede pena de 18 meses de prisão em regime fechado para Blatter e Platini

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido