Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Após a vitória por 4 a 2 diante do Atlético-GO, na última quinta-feira (16), o treinador do Palmeiras, Abel Ferreira, foi alvo de duras críticas do técnico adversário, o ex-lateral Jorginho.

Leia mais: Há 60 anos, Brasil dava show e conquistava sua segunda Copa do Mundo contra a Tchecoslováquia

O comandante do Dragão disse que o português "desrespeita o Brasil". Nas redes sociais, o Verdão publicou uma nota oficial repudiando as falas às quais atribuiu cunho xenófobo.

Jorginho reclamou do comportamento de Abel Ferreira e de sua comissão na beira do gramado e protestou pela falta de punição, que, segundo ele, faltou com respeito ao árbitro e ao Brasil.

"Me revolta como treinador, brasileiro, vem ao nosso país e está desrespeitando o nosso país. Chamou o árbitro de cego e nada aconteceu. Perdeu, é o choro de perdedor, mas quero deixar meu protesto", disse após relatar reclamações que, segundo ele, mereciam punição.

O Palmeiras ressaltou suas raízes imigrantes para responder não só o treinador do Atlético-GO como outras declarações semelhantes recebidas por Abel Ferreira.

"A Sociedade Esportiva Palmeiras repudia com veemência as manifestações de cunho xenófobo que têm sido constantemente endereçadas à nossa comissão técnica. Nascemos pelas mãos de imigrantes que não somente fundaram um dos clubes mais vitoriosos do mundo, como também contribuíram com a formação da sociedade brasileira e da identidade nacional.

A nossa história de 107 anos foi construída por jogadores, profissionais e torcedores de diferentes nacionalidades e etnias, sem distinção. Portanto, não toleramos declarações preconceituosas que incitem a aversão a estrangeiros.

Nossos gramados não são feudos reservados a pessoas de um só país. Pelo contrário, neles há espaço para todos que tenham vontade e capacidade de melhorar o futebol brasileiro", publicou.

Relembre a participação de Abel Ferreira no Roda Viva:

Leia também: Candidato a medalha em Paris, Mateus Isaac se formou em administração antes de ir para o windsurf