Esporte

Brasil coloca seis representantes nas quartas de finais da etapa do RJ da WSL e já garante vaga na final

Filipe Toledo e Italo Ferreira, que brigam pelo título, avançam de fase; é a primeira vez que o Brasil coloca tantos representantes nas quartas de finais


27/06/2022 15h06

Após dois dias de espera, os brasileiros fizeram bonito na etapa do Rio de Janeiro do Mundial de Surf. Nas oitavas de final, Filipe Toledo e Italo Ferreira, dois surfistas que brigam pelo título nessa temporada, avançaram de fase com excelentes atuações. Além disso, o vice-líder do ranking Jack Robinson foi eliminado precocemente.

A boa notícia não veio apenas para os concorrentes ao título. Mateus Herdy, Yago Dora e os irmãos Samuel e Miguel Pupo também se classificaram para as quartas. 

É a primeira vez na história do circuito que o Brasil coloca seis representantes entre os oito melhores de uma etapa. Assim, o país já garante um representante na final, pois há quatro brasileiros do mesmo lado do chaveamento.

Leia também: Dia Nacional do Vôlei: Relembre seis vezes que o Brasil conquistou medalha de ouro

Quem pode estragar com a festa dos brasileiros são os australianos Connor O’Leary e Callum Robson.

“Está sendo um dia bom, cheguei aqui com o único intuito de surfar e conseguir. Estou me divertindo muito aqui e espero que sejam dias especiais até o fim do evento”, disse Italo após sua bateria.

Como foram as classificações

O show brasileiro começou justamente com Italo, atual campeão olímpico, que controlou a bateria completa e correu poucos riscos.

Logo no início, conseguiu notas 5.5 e 1.5 com ondas pequenas e começou a construir uma vantagem Michael Rodrigues.

Vendo que o adversário estava com dificuldades para encaixar boas ondas, ele arriscou um aéreo e arrancou em 8.67 dos juízes. Com essa larga vantagem, administrou o relógio e poupou energia para a próxima fase.

Já Filipinho, atual líder do ranking, precisou correr atrás para conseguir a vitória. Logo na primeira onda, Miguel Tudela encaixou uma bela sequência de manobras e levou um 7.17.

Leia também: Natação: Ana Marcela Cunha é bicampeã mundial dos 5km nas águas abertas

Primeiramente, somou os primeiros pontos com uma manobra simples, levando um 3.17 dos juízes. Com o passar do tempo, passou a arriscar mais e encaixou duas boas ondas. Conseguiu um 6.33 e logo em seguida um 7.23, somando 13.56. Assim, jogou a pressão para o outro lado.

Com calma soube administrar a bateria e garantir a vaga para as quartas de finais.

Próxima fase

As baterias da próxima fase já estão definidas. Mateus Herdy enfrenta Samuel Pupo; Ítalo encara Miguel Pupo; Filipinho busca uma vaga nas semifinais contra Connor O’Leary. Fechando a fase, Yago Dora surfa contra Callum Robson.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças