Brasil coloca seis representantes nas quartas de finais da etapa do RJ da WSL e já garante vaga na final
Filipe Toledo e Italo Ferreira, que brigam pelo título, avançam de fase; é a primeira vez que o Brasil coloca tantos representantes nas quartas de finais
27/06/2022 15h06
Após dois dias de espera, os brasileiros fizeram bonito na etapa do Rio de Janeiro do Mundial de Surf. Nas oitavas de final, Filipe Toledo e Italo Ferreira, dois surfistas que brigam pelo título nessa temporada, avançaram de fase com excelentes atuações. Além disso, o vice-líder do ranking Jack Robinson foi eliminado precocemente.
A boa notícia não veio apenas para os concorrentes ao título. Mateus Herdy, Yago Dora e os irmãos Samuel e Miguel Pupo também se classificaram para as quartas.
É a primeira vez na história do circuito que o Brasil coloca seis representantes entre os oito melhores de uma etapa. Assim, o país já garante um representante na final, pois há quatro brasileiros do mesmo lado do chaveamento.
Leia também: Dia Nacional do Vôlei: Relembre seis vezes que o Brasil conquistou medalha de ouro
Quem pode estragar com a festa dos brasileiros são os australianos Connor O’Leary e Callum Robson.
“Está sendo um dia bom, cheguei aqui com o único intuito de surfar e conseguir. Estou me divertindo muito aqui e espero que sejam dias especiais até o fim do evento”, disse Italo após sua bateria.
Como foram as classificações
O show brasileiro começou justamente com Italo, atual campeão olímpico, que controlou a bateria completa e correu poucos riscos.
Logo no início, conseguiu notas 5.5 e 1.5 com ondas pequenas e começou a construir uma vantagem Michael Rodrigues.
Vendo que o adversário estava com dificuldades para encaixar boas ondas, ele arriscou um aéreo e arrancou em 8.67 dos juízes. Com essa larga vantagem, administrou o relógio e poupou energia para a próxima fase.
Já Filipinho, atual líder do ranking, precisou correr atrás para conseguir a vitória. Logo na primeira onda, Miguel Tudela encaixou uma bela sequência de manobras e levou um 7.17.
Leia também: Natação: Ana Marcela Cunha é bicampeã mundial dos 5km nas águas abertas
Primeiramente, somou os primeiros pontos com uma manobra simples, levando um 3.17 dos juízes. Com o passar do tempo, passou a arriscar mais e encaixou duas boas ondas. Conseguiu um 6.33 e logo em seguida um 7.23, somando 13.56. Assim, jogou a pressão para o outro lado.
Com calma soube administrar a bateria e garantir a vaga para as quartas de finais.
Próxima fase
As baterias da próxima fase já estão definidas. Mateus Herdy enfrenta Samuel Pupo; Ítalo encara Miguel Pupo; Filipinho busca uma vaga nas semifinais contra Connor O’Leary. Fechando a fase, Yago Dora surfa contra Callum Robson.
REDES SOCIAIS