Esporte

Expoente do automobilismo virtual, Gustavo Ariel é aposta de Tony Kanaan

O piloto de 21 anos marca presença no top-10 mundial da modalidade


27/07/2022 16h27

Os e-sports têm ganhado o coração dos jovens ao redor do mundo, e o crescimento do mercado dos games na última década proporcionou a profissionalização de equipes e atletas virtuais, principalmente nas plataformas de FPS (First Person Shooter) e MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), através de jogos como 'League of Legends', 'Dota 2', 'CS:GO', 'Valorant' e muitos outros.

Modalidades como futebol e basquete também fazem parte desse universo digital, mas nenhuma se aproxima da realidade tão bem quanto o automobilismo virtual, no qual os pilotos possuem uma adaptação fiel do cockpit dos carros que vemos pela televisão.

Gustavo Ariel é o principal nome do esporte a motor on-line no Brasil, e um dos atletas mais bem classificados no ranking do simulador iRacing. O paulistano de 21 anos é o nono colocado mundial da plataforma e já participou de mais de 1.300 corridas, conquistando 607 vitórias pela bandeira verde e amarela. O único outro brasileiro no top-100 é Jeff Giassi, que ocupa a 82ª posição.

Recém-contratado pela equipe Texaco Racing e chefiado pelo campeão da Fórmula Indy e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Tony Kanaan, Ariel diz que o novo desafio "é uma grande responsabilidade". "Vira realmente um trabalho com metas para cumprir e diversas reuniões. É muito legal ver o profissionalismo do esporte virtual hoje. Representar uma marca como a Texaco é fantástico”, comenta.

Ao obter resultados expressivos, o garoto de Limeira atraiu os olhares de um astro que já passou pela Fórmula 1. Isso mesmo, o ex-piloto da equipe Haas, Romain Grosjean, contou com Gustavo nas 24 Horas de Le Mans virtuais, evento realizado pela mesma categoria das pistas reais. Ele foi o primeiro brasileiro a competir na versão oficial da maior corrida do esporte a motor no mundo.

Representando a Panis Racing by R8G, Ariel dividiu o protótipo LMP2 #65 com Alessandro Ottaviani (Itália), Gabriele Miní (Itália), que disputa a Fórmula Regional Europeia, e Nicolas Varrone (Argentina), piloto da Rinaldi Racing no European Le Mans Series. “Em uma live, o Tony comentou que recebeu uma ligação do Grosjean, que perguntou se eu poderia correr pela R8G, algo de outro mundo, uma história muito bacana”, revela.

O automobilismo virtual é um espaço que compartilha diversos simuladores. O iRacing é o que possui a maior visibilidade mundial, porém o rFactor2 é outro jogo de destaque e requer muita técnica e esforço no desenvolvimento dos pilotos. “No começo essa adaptação nos assustou bastante, já que vínhamos do iRacing. Ele é um simulador que você precisa ser muito tranquilo no freio, enquanto que no RF2 tivemos de nos adaptar ao ABS”.

Leia mais: Games: Como um simples hobby se tornou uma maneira de enriquecer

No início deste ano, a Porsche Cup Brasil premiou o talento de Limeira com um dia de testes no autódromo de Interlagos a bordo do modelo 911 GT3 Cup, após conquistar o vice-campeonato no Porsche E-Sports Carrera Cup Brasil pela equipe Full Time E-Sports by TK em 2021.

“No real você tem todo o feeling da suspensão e no simulador temos uma guiada mais preventiva. Quando nós vamos para o real é mais fácil, pois temos mais sensores e não só os olhos e o volante para ajudar, assim consigo atacar mais uma curva, sentir mais o limite do carro”, comentou o piloto sobre a mudança das telas para o asfalto.

Gustavo ressalta também a importância da preparação psicológica. “Na maioria dos esportes, a questão mental é sempre primordial. Em uma corrida só com bons pilotos você tem que respirar, ter calma, pensar no próximo passo, e com treinamento você consegue desenvolver essa tranquilidade. No virtual às vezes falamos em nível mundial de 15 pilotos no mesmo décimo, então pode ser bastante estressante”.

A permanência do atleta na mesma posição do cockpit durante várias horas pode ser um desafio, e por isso o desenvolvimento físico é de igual importância. “Andar com o Direct Drive (volante) cansa bastante, principalmente nas partes do trapézio e dos braços, porque usamos ele muito pesado para poder realmente sentir o carro. Você pode sofrer até com tendinite se não cuidar. É necessário todo um preparo físico de academia, massoterapia e pilates, senão você não tem mobilidade para fazer os mesmos movimentos, sendo que às vezes você fica mais de dez horas por dia no simulador. A força máxima do freio é de 140 kg, então você precisa se cuidar”.

Apaixonado pelas corridas desde garoto, Ariel tem hoje a chance de bater roda com grandes feras do esporte, até mesmo o atual campeão da Fórmula 1, Max Verstappen. “Um cara criado para ser campeão. Anda de F1 no domingo, e na segunda vai para o simulador e está sempre ali no topo, um dos melhores do mundo. Tive a oportunidade de disputar algumas vezes com ele, sempre foi muito duro assim como no real”.

Tony Kanaan, que atualmente é o mentor de Gustavo na equipe Texaco, é uma das inspirações do jovem paulistano na modalidade. “A preparação física do Tony para uma corrida seja no real ou no virtual é muito legal. Desde minha adolescência eu via o quanto ele se preparava, participou inclusive do Iron-Man. É aquela mentalidade do Kobe Bryant, se você acorda às 4h00, eu acordo às 3h00”.

Agora o foco do piloto de Limeira está na Porsche TAG Heuer E-Sports Supercup. “Neste ano, estou me preparando bastante para poder disputar a classificatória do campeonato mundial do iRacing. A primeira etapa aconteceu essa semana, e na próxima tentaremos figurar entre os cinco primeiros para poder se classificar para o ano que vem, sendo que os 15 melhores passam de fase”.

Leia também: GTA VI deve ter primeira protagonista feminina e promete tom diferente dos anteriores

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças