Esporte

Conheça Yisela Cuesta: colombiana do Atlético-MG troca o país para assumir desafio no Brasil

Natural de Medellín, a atacante já defendeu as cores do Formas Íntimas, Envigado, Independiente Medellín, Junior Barranquilla, Atlético Nacional e Santa Fé


30/07/2022 10h51

Com o Brasileirão Feminino em pausa para a Copa América, a colombiana Yisela Cuesta já conseguiu ter uma amostra do futebol brasileiro após as 13 partidas disputadas com a camisa do Atlético-MG. Aos 30 anos, a atacante deixa seu país-natal para assumir o desafio de jogar no Brasil.

Leia mais: São Paulo oficializa contratação do goleiro Felipe Alves

Natural de Medellín, Yisela defendeu as principais equipes colombianas, como Formas Íntimas, Envigado, Independiente Medellín, Junior Barranquilla, Atlético Nacional e Santa Fé e confessa que o futebol brasileiro é bem diferente do praticado na Colômbia.

“A adaptação está sendo muito difícil, porque o futebol brasileiro é mais rápido, tem muitas jogadoras boas, sinto que precisei me adaptar muito e ainda estou nesse processo, tenho que aprender muitas coisas. Sinto que precisei desaprender tudo o que eu sabia para aprender a jogar aqui. O futebol brasileiro funciona de uma forma diferente, marcação, ataque, postura, entre outras coisas, tenho muito mais funções em campo, e é preciso pensar mais rápido”, relata Yisela.

Mesmo diante do grande desafio, Yisela realiza o objetivo pessoal de jogar em uma equipe do Brasil. Para chegar até aqui, a atacante também venceu o estigma dos costumes de sua região, onde, segundo ela, “menina não jogava futebol”.

“Eu jogava bola desde os sete ou oito anos com meninos na rua onde eu morava e na escola e sempre fui melhor que eles. Mas, lá na Colômbia, isso não era bem visto, era quase que um pecado menina jogar com meninos”, diz.

Yisela já realizou alguns sonhos. O primeiro deles foi o de jogar profissionalmente em 2017 pelo Envigado, mesma equipe que revelou James Rodriguez. O segundo foi ter jogado pelo seu time do coração, o Independiente Medellín, em 2019. Outro sonho foi quando a atacante assinou com a Adidas para ser embaixadora da marca, também em 2019. E é claro que Yisela também se realizou ao jogar pela Seleção Colombiana, nas Copas do Mundo de 2015 e de 2019, nas Olimpíadas de 2016 e na Copa América de 2018.

Na Colômbia, disputou algumas Copas Libertadores e enfrentou equipes brasileiras como nas finais da Libertadores de 2013 pelo Formas Íntimas contra o São José e de 2021 pelo Santa Fé contra o Corinthians com resultados negativos aos times que defendia. A partir desses confrontos, Yisela passou a admirar o nosso futebol e quando recebeu a proposta do Atlético (MG), ela decidiu por esse desafio e quer ser campeã aqui.

Para além das quatro linhas, em suas horas vagas a atacante colombiana acompanha o futebol europeu e os grandes atacantes e também gosta muito de livros e de aprender idiomas.

Leia também: Fórmula E: Jake Dennis supera Vandoorne e garante a pole no ePrix de Londres

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças