Neste domingo (4), Scott McLaughlin liderou de ponta a ponta e conquistou a vitória do Grande Prêmio de Portland. Will Power recebeu a bandeira quadriculada na segunda posição e chega em Laguna Seca no topo da tabela de classificação do campeonato. O hexacampeão Scott Dixon fez uma baita prova de recuperação, na qual saiu do décimo sexto posto para cruzar a linha de chegada em terceiro lugar e grudar nos ponteiros na briga pelo título.
Pato O’Ward, Graham Rahal, Colton Herta, Alexander Rossi, Josef Newgarden, Callum Illot e Felix Rosenqvist completaram o top-10 da corrida em Oregon.
A largada foi limpa por parte dos pilotos, apenas Romain Grosjean escapou e foi dar um passeio no gramado na primeira volta. O “Big Mac” abriu vantagem no início e deixou os rivais para trás.
O grande prêmio deste domingo foi morno de forma geral, mas quando restavam menos de 30 voltas os ânimos esquentaram com a bandeira amarela causada por Rinus Veekay, que fechou Jimmie Johnson e consequentemente o tocou, fazendo com que o piloto atingisse o muro e abandonasse. O representante da Ed Carpenter Racing teve de cumprir um drive-through pelo toque no astro ex-NASCAR.
Leia mais: Max Verstappen vence o Grande Prêmio da Holanda
“Uma grande prova que surpreendeu muita gente, esperávamos confusões desde a largada e elas não aconteceram, ficaram apenas para o fim. Tivemos um final num ritmo muito intenso, com Scott Dixon, que é o maior campeão da Indy em atividade, saindo de décimo sexto para terceiro, ganhando posições fundamentais. Isso deixa a briga do título absolutamente em aberto, temos um Dixon vivíssimo e nunca podemos esperar nada diferente dele a não ser uma grande atuação. Será uma corrida sensacional em Laguna Seca, que é um circuito difícil de ultrapassar e de alto consumo de pneus, onde a estratégia e a posição de pista serão fatores determinantes”, comenta o narrador da Fórmula Indy na TV Cultura, Geferson Kern sobre o Grande Prêmio de Portland.
Rodrigo Mattar, comentarista da categoria norte-americana nas transmissões da Fundação Padre Anchieta, destaca o equilíbrio do campeonato. “Temos uma temporada com um nível de excelência que não tínhamos há muito tempo, podemos observar isso com o líder tendo vencido apenas uma prova. O vice-líder da temporada tem cinco vitórias, e McLaughlin que é aquele com menos possibilidades matemáticas de ser campeão, tendo vencido três vezes”.
“Que vença o melhor! Na minha opinião, Dixon ganha um favoritismo embora Power seja o líder, mas creio que o piloto da Ganassi vem com tudo para tentar ser novamente campeão”, ressalta Mattar.
Com o resultado deste domingo, Power mantém a liderança do torneio com 523 pontos. Newgarden e Dixon estão empatados com 503, seguidos de Marcus Ericsson com 484 e McLaughlin com 482.
A Fórmula Indy realiza a grande decisão do campeonato no próximo domingo com o Grande Prêmio de Monterey, no desafiador circuito de Laguna Seca.
Leia também: Brasileiro Eric Granado é vice-campeão do Mundial Elétrico de Motovelocidade
REDES SOCIAIS