Esporte

Família doa cérebro de Éder Jofre para estudo sobre a demência do pugilista

O Galo de Ouro convivia com a doença encefalopatia traumática crônica desde 2010 e confirmou a vontade em doar com o médico Renato Anghinah depois de saber do diagnóstico


21/10/2022 11h07

A família do ex-pugilista brasileiro e tricampeão mundial Éder Jofre anunciou na última quinta-feira (20) a doação do cérebro para estudos sobre encefalopatia traumática crônica, conhecida como demência pugilista.

Leia mais: Charles do Bronx bate o peso e confirma defesa do cinturão neste sábado (22)

O Galo de Ouro, como era conhecido, faleceu aos 85 anos no início deste mês de outubro, o ex-atleta convivia com a doença desde 2010.

Durante uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (20), o neurologista Renato Anghinah, que acompanhou o tratamento de Jofre, afirmou que o ex-lutador comunicou à família sobre sua vontade depois que outro ídolo do esporte decidiu não fazer a doação.

Os filhos do tricampeão mundial (Eder, Marcel e Andrea Jofre) disseram que o pai se considerava doador de órgãos, e, se fosse para ajudar, doaria todos.

Éder Jofre confirmou a vontade com o médico Renato Anghinah depois de saber do diagnóstico da doença. Logo depois do tricampeão mundial do peso galo se despedir da vida, a família acionou o neurologista para o procedimento de remoção do órgão. O cérebro do Galinho de Ouro foi levado até o laboratório de medicina da USP.

Leia também: Estátua do ex-jogador Zagallo é inaugurada nesta quinta-feira (20)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças