Esporte

Palmeiras goleia Boca Juniors e conquista a Copa Libertadores pela primeira vez

Equipe feminina fez campanha com 100% de aproveitamento e leva taça para o Palestra Itália


28/10/2022 21h15

A América do Sul é verde! A equipe feminina do Palmeiras venceu o Boca Juniors na final da Copa Libertadores por 4 a 1 e conquistou o título inédito para o clube. Com gols de Bia Zaneratto, Poliana, Byanca Brasil e Ary Borges, as palestrinas coroam um dos melhores anos da história do clube.

Além de uma grande atuação na final da competição, a campanha está entre as melhores da história do torneio. Na fase de grupos, venceu todos os adversários (Libertad Limpeño, Independiente Dragonas e Universidad do Chile). Foram 12 gols a favor e apenas uma contra.

Leia também: Copa do Mundo: Seleção Brasileira anuncia traje para viagem ao Catar

A fase de mata-mata foi mais complicada. Nas quartas de finais, venceu o Santiago Morning por 2 a 1 com uma virada no último minuto. A semifinal também foi um jogo difícil com uma vitória magra por 1 a 0.

Com o apito final, praticamente todas as jogadoras desabaram em lágrimas. Uma das mais celebradas foi Ary Borges, um dos destaques de toda a campanha.

Sobre o jogo

O Palmeiras começou muito bem a partida. A ideia do técnico Ricardo Belli era uma forte pressão nos primeiros minutos para tentar abrir o placar. Logo aos quatro minutos, depois de uma boa cobrança de falta, Ary Borges recebeu com espaço e marcou o gol.

Mesmo com a pressão alviverde, o Boca encontrou espaços para contra atacar e não se dar por vencido. Em um vacilo da defesa, a atacante Priori driblou a goleira e empatou. O lance era ajustado, o VAR analisou e validou o lance.

O gol mexeu com o time brasileiro, que passou por momentos de turbulência. Aos 21 minutos, Yamila recebeu livre e acertou a trave palmeirense. Por pouco não saiu a virada.

Com mais posse de bola, as argentinas controlaram as ações do meio-campo e pressionaram praticamente o tempo todo. Mas o Palmeiras se segurou e levou o empate para o vestiário.

Domínio e taça

A conversa de Belli no vestiário deu muito resultado. Logo aos três minutos, Calderan acertou um belo cruzamento e Byanca Brasil deslocou a goleira para colocar o verdão de volta a liderança do placar.

Ao contrário do que aconteceu na primeira etapa, a zaga palmeirense ficou muito mais concentrada e não deu sopa para o azar. As argentinas não criaram oportunidades para empatar.

Leia também: Saiba quem são os Libertadores da América, nome que foi batizado o maior torneio de futebol do continente

Mais confiantes, as palmeirenses buscaram ampliar. Em outra jogada aérea, Andressinha encontrou Poliana, que marcou o terceiro.

Com a vantagem, o jogo ficou mais cadenciado e a equipe brasileira soube segurar a ansiedade até o final do jogo. Aos poucos, o Boca foi perdendo a força e sem forças para empatar.

Assim, o campo ficou aberto para a capitã do time Bia Zaneratto fechar a partida aos 43 minutos. Em uma bela jogada individual, fez o gol da taça.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças