Esporte

Confira algumas vezes em que fisiculturistas ficaram "pequenos"

Pessoas como Shaquille O'Neal e Brian Shaw podem fazer com que as pessoas percam a noção de tamanho; confira!


25/12/2022 12h57

Fisiculturistas são pessoas extremamente musculosas. Com treinos intensos, alimentação específica, constância, descanso e uma predisposição genética favorável, esses atletas atingem níveis de volume e condicionamento impossíveis para pessoas "normais". 

Para muitos, atletas dessa modalidade são os seres humanos mais "assustadores" e impressionantes que existem. No entanto, há pessoas que podem fazer um homem de 120kg parecer ter o tamanho de uma criança.

Por isso, o site da TV Cultura separou algumas vezes em que fisiculturistas ficaram "pequenos" em fotos. Confira:


Shaun Clarida

Shaun não é o mais alto dentre os atletas. Sua categoria, a 212, impõe um limite de peso aos atletas - 212 libras (equivalente a cerca de 96,16kg). Por isso, a divisão é voltada a fisiculturistas mais baixos, geralmente com menos de 1,70m. No entanto, mesmo entre os "baixinhos", o atual campeão é conhecido como "The Giant Killer" ("O matador de gigantes" em português). 

Na premiação do Olympia 2022, no qual o fisiculturista retomou seu título, o grande destaque foi a presença de Brian Shawn, um levantador de peso com mais de 2 metros de altura. A diferença entre o peso dos dois, no momento, era superior a 100kg.

Nick Walker

Diferentemente do atleta acima, Nick pertence à categoria Open, na qual não há limite de peso. Ou seja, essa é a categoria onde os atletas mais musculosos e impressionantes se encontram. Mesmo dentre os gigantes, ele é conhecido como o "mutante", por seu alto nível de volume com pouca idade. Atualmente, é o terceiro melhor do mundo em sua categoria.

No entanto, quando comparado com Shaquille O'Neal, Nick não parece tão "monstruoso". Com 2,16m de altura e quase 150kg de peso, o ex-jogador de basquete o fez parecer uma criança. Vale lembrar que, com pouco mais de 1,70m, o fisiculturista pesa cerca de 115kg no palco.


Jay Cutler

Jay é, talvez, o maior fisiculturista "engolido" desta lista. Com 1,75m de altura e mais de 120kg em cima do palco, o atleta foi dominante em sua época e batalhou, por anos, com Ronnie Coleman, tido para muitos como o maior nome da história do esporte.

Hoje aposentado, Jay mantém a forma e sua rotina de treinos. Entretanto, não é o que parece quando comparado com um strongman. Novamente, Brian Shawn fez um Mister Olympia parecer alguém comum na foto.


Flavio Baccianini

Esta posição pode ser enxergada como um "bônus", afinal, é uma comparação entre dois fisiculturistas: Lou Ferrigno e Flavio Baccianini. A batalha aconteceu no Olympia de 1993, quando os juízes tiveram que decidir quem estava melhor naquela competição: o atleta mais volumoso ou o mais condicionado.

Com seus 1,98m e mais de 130kg, Lou chegou a ser um desafiante ao título de Arnold Schwarzenegger nos anos 70 e até mesmo a interpretar Hulk nos cinemas (um detalhe peculiar é que, naquela época, não havia fantasia ou efeitos especiais. Ele apenas pintava seu corpo de verde). 

Baccianini tinha apenas 1,50m de altura e 65kg em cima do palco - praticamente a metade de seu adversário. O resultado foi um momento icônico para a história do fisiculturismo.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças