Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram/@Pele
Reprodução/Instagram/@Pele

O mundo do futebol está de luto. O Rei Pelé, em decorrência de complicações de um câncer no cólon, morreu nesta quinta-feira (29). Um dos principais atletas de todos os tempos deixa a vida com uma série de feitos e conquistas, que são respeitados no mundo inteiro.

Para homenagear o maior jogador de futebol brasileiro, o site da TV Cultura lista os principais atos de Pelé em Copas do Mundo, competição que foi sua principal vitrine para todo mundo.

- Maior vencedor da competição

O eterno camisa 10 da Seleção Brasileira é o único jogador a conquistar três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970). O craque perdeu o torneio apenas uma vez. Nenhum jogador possui um histórico como esse na Competição.

Além disso, nenhum outro jogador, desde então, conseguiu conduzir sua seleção em duas conquistas seguidas de Copa do Mundo. O francês Mbappé quase alcançou esse feito na última edição, mas não conseguiu vencer a Argentina na final.

Leia mais: Maior jogador da história do futebol, Pelé morre aos 82 anos de idade

- Mais jovem a ganhar uma Copa do Mundo

Em 1958, Pelé foi um dos protagonistas da conquista da Copa do Mundo pelo Brasil com apenas 17 anos e 249 dias. É o jogador mais jovem a levantar o troféu de campeão do mundo.

- Mais jovem a marcar um Hat-trick em Copa do Mundo

Marcar um gol em semifinal de Copa é muito difícil. Dois é ainda mais. Mas três, é tarefa para poucos. Pelé conseguiu isso com apenas 17 anos. Em 1958, ele marcou três vezes contra a França e colocou o Brasil na final da competição.

- Mais jovem a marcar dois gols em uma final de Copa do Mundo

Com apenas 17 anos, Pelé marcou duas vezes na final da Copa do Mundo de 1958 contra a Suécia. Nenhum outro jogador conseguiu alcançar esse feito.

O camisa 10 marcou seu primeiro gol aos 10 minutos do segundo tempo e o outro aos 45 minutos. Os tentos foram fundamentais para a vitória por 5 a 2.

- Último jogo pela Seleção

Após alcançar a glória com o Brasil em 1970, Pelé decidiu se aposentar do futebol de seleções. Com “apenas” 30 anos, em 1971, jogou sua última partida contra a Iuhoslávia, em amistoso que terminou empatado em 2 a 2. O camisa 10 disputou apenas o primeiro tempo.

Leia também: Mais de 6,3 milhões de veículos devem deixar São Paulo na virada do ano, diz Artesp