O Roda Viva desta segunda-feira (24) recebe Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Durante a entrevista, Viana é questionado sobre a atração de investimentos para o país e o papel do hidrogênio verde, e fala se o Brasil deve priorizar a exportação desses produtos ou incentivar a vinda de investidores.
“O Brasil começou exportando pau-brasil, ouro, diamante, minério de ferro… e nunca deu certo ficar exportando as coisas sem processá-las aqui”, diz.
O presidente da Apex Brasil enfatiza a necessidade de um novo modelo para o setor energético. “Se for feito assim, vai dar errado também. Temos uma matriz energética incrível: temos sol e energia solar, temos vento e energia eólica, temos a hidroeletricidade. Mas o mundo está mudando, e vamos exportar energia? Para mim, isso está errado.”
Ele ressalta que a transição energética do Brasil pode seguir um caminho diferente, priorizando os interesses nacionais. E que o país é um forte candidato a sediar datacenters, já que essas estruturas consomem grandes quantidades de energia e exigem fontes renováveis.
“O mundo está indo atrás de quem tem energia, e quem tem é o Brasil”, afirma.
Participam da bancada de entrevistadores Luciano Pádua, editor de Macroeconomia da Exame; Marta Watanabe, repórter do Valor Econômico; Fernando Nakagawa, âncora do CNN Money; Alexa Salomão, repórter da Folha de S.Paulo; e Francisco Carlos de Assis, repórter do Broadcast/Agência Estado.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, X e Facebook.
REDES SOCIAIS