Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

GettyImages
GettyImages

O Rei do futebol nunca jogou uma edição de Jogos Olímpicos, o maior evento poliesportivo do planeta. Na época em que Pelé jogava, as regras do Comitê Olímpico Internacional (COI) diziam que os atletas profissionais, ou seja, aqueles que ganhavam dinheiro com o esporte, não podiam participar das Olimpíadas.

O maior jogador de futebol de todos os tempos desde o início da carreira recebia um aporte financeiro e, por isso, o Rei não disputou essa competição.

Leia também: “O Rei, dois Papas e dois Santos”: Vaticano presta homenagem a Pelé

Governo publica autorização para assessores de Bolsonaro o acompanharem em viagem

Nas Olimpíadas de 1956, disputadas em Melbourne, na Austrália, Pelé tinha só 15 anos, e ainda não era cogitado nem mesmo para uma seleção de atletas não profissionais. Além disso, a seleção não se classificou para aquela edição. Quatro anos depois, Pelé já era um campeão mundial e o melhor jogador do mundo, então nem poderia ser convocado para as Olimpíadas de 1960.

Nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, veio a chance de participar da cerimônia de abertura. Ele era o mais cotado para ser a pessoa que acenderia a pira olímpica no Maracanã, mas alguns dias antes comunicou que não iria ao Rio por conta de problemas físicos.

Mas, mesmo sem ter disputado as Olimpíadas, Pelé foi eleito o Atleta do Século XX pelo COI em 1999.