Esporte

Ministra Ana Moser não pretende investir nos e-sports: "Indústria de entretenimento, não é esporte"

A ex-jogadora de vôlei comparou o treino de atletas da modalidade eletrônica a preparação da cantora Ivete Sangalo


10/01/2023 17h22

Ex-jogadora de vôlei e nova ministra do Esporte, Ana Moser não pretende investir no segmento dos esportes eletrônicos. Ela comparou o treino dos atletas da modalidade com a preparação da cantora Ivete Sangalo, argumentando que tanto os e-sports como a música fazem parte da indústria do entretenimento.

“A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então, você se diverte jogando videogame, você se divertiu. "Ah, mas o pessoal treina para fazer". Treina, assim como o artista. Eu falei esses dias, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta da música. Ela é simplesmente uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível. Ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, ela não é aberta, como o esporte”, disse a ministra em entrevista ao UOL.

Leia mais: Com mais de mil torcedores em cemitério, Dinamite é sepultado em Duque de Caxias

Ana relembrou a atuação da ONG “Atletas pelo Brasil” numa proposta que segue em tramitação pelo Senado, na qual o grupo buscou não ampliar o conceito de esporte, de forma que a modalidade eletrônica não fosse incluída.

“A questão do esporte eletrônico a nível federal ainda não é uma realidade. Não tenho essa intenção [de investir nisso]. No meu entendimento, não é esporte. A gente lutou, no ano passado, eu na minha vida pregressa, a frente da Atletas pelo Brasil, a gente fez uma ação muito forte junto ao Legislativo para o texto da Lei Geral [do esporte] não ser aberto o suficiente para poder ter o encaixe dos esportes eletrônicos. O texto está lá protegendo o esporte raiz. Na definição de esporte, tinha sido dado uma abertura que poderia incluir esporte eletrônico, e a gente fechou essa definição para não correr esse risco. Lógico, risco sempre acontece, e é um trabalho constante”, argumentou a ex-jogadora.

Leia também: TV Cultura transmite jogo de abertura do Paulistão Série A2 neste sábado (14)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças