Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter/@Copinha
Reprodução/Twitter/@Copinha

A categoria de base do Palmeiras começa 2023 da mesma forma como acabou 2022: com título. A equipe paulista venceu o América/MG na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior por 2 a 1 e conquistou o bicampeonato. Os gols da vitória foram marcados por Ruan Ribeiro, artilheiro da competição, e Patrick. Renato Marquês descontou para os mineiros.

Antes de 2022, o clube alviverde tinha zero copinhas no seu currículo. Mas com uma geração talentosa, venceu por duas vezes seguidas e igualou os feitos de Corinthians, Ponte Preta, Atlético/MG e Santos.

Ruan Ribeiro, com nove gols, terminou como o artilheiro da competição, enquanto Kevin foi eleito o craque.

A expectativa é saber quais jogadores do elenco sub-20 do Palmeiras serão utilizados por Abel Ferreira na equipe principal.


Sobre o jogo

Uma palavra que pode definir a final é velocidade. As duas equipes apostaram em transições rápidas para armar seus ataques. Ambas as defesas tiveram muito trabalho ao longo de todo jogo.

Quem conseguiu furar a defesa rival primeiro foi o Palmeiras. Aos 17 minutos do primeiro tempo, Vitinho recebeu excelente passe em profundidade e cruzou na medida para Ruan Ribeiro empurrar para o gol.

Leia também: “Vamos com tudo em busca do título do Australian Open”, diz dupla brasileira após feito histórico

A resposta do coelho aconteceu aos 26 minutos. Adyson recebeu na entrada da área e bateu colocado. O goleiro Aranha desviou com a pontinha da luva e a bola foi no travessão.

Adyson seguiu dificultando a vida da defesa palmeirense. Aos 38 minutos, tentou drible, mas foi atingido no rosto pelo zagueiro. Árbitro marcou pênalti. Renato Marquês bateu e o goleiro Aranha defendeu. Porém, a cobrança ainda não tinha sido autorizada pelo árbitro. O atacante teve uma segunda chance e marcou.


Gol nos acréscimos e título palmeirense

O América começou a segunda etapa com mais energia. Disposto a virar o jogo, o time mineiro apertou e teve uma sequência de escanteios logo nos primeiros minutos.

Logo aos cinco minutos, os americanos marcaram. Mas o bandeira anulou o gol. Três minutos depois, Jonathan cabeceou e o goleiro precisou se esticar todo para evitar o tento.

Leia também: Atlético-MG treina debaixo de muito sol com foco no Tombense

O Palmeiras só voltou a se organizar depois dos 15 minutos. O lance que caracterizou a mudança foi o chute de Kevin aos 17 minutos, que acertou a trave direita do goleiro Cássio.

O jogo ficou lá e cá. Os dois times apostando nas transições rápidas com os pontas. Mas a pontaria não estava tão afiada. O calor e a maratona de jogos afetaram diretamente na estamina das equipes.

Quando tudo se encaminhava para a disputa de pênaltis, o Palmeiras acabou com a disputa. Em escanteio aos 47 minutos, Patrick aproveitou bola rebatida e cabeceou para o gol. Gol e título palmeirense.