Luisa Stefani e Rafa Matos venceram o título do Australian Open na noite dessa quinta-feira (26). Os dois tenistas conquistaram o primeiro título de uma dupla totalmente brasileira em um Grand Slam.
Em um duelo de gerações, os brasileiros conseguiram se impor diante dos experientes Sania Mirza e Rohan Bopanna e venceram a final de duplas mistas por 2 sets a 0, parciais 7/6 (2) e 6/2.
Esse foi o sexto título do Brasil em duplas mistas de Grand Slams. Bruno Soares (Australian Open 2016 e US Open 2012 e 2014), Maria Esther Bueno (Roland Garros 1960) e Thomaz Koch (Roland Garros 1975) também alcançaram o feito.
Leia também: Atlético de Madrid, Real Madrid e CBF repudiam novos ataques racistas a Vini Jr e pedem punição
LeBron James iguala recorde de Kareem Abdul-Jabbar de mais indicações ao All-Star Games da NBA
O Brasil agora tem 22 títulos de Grand Slams ao somar todas as conquistas em duplas mistas. Antes, porém, sempre numa parceria de brasileiro com tenista de outro país.
Antes de Luisa e Rafa levantarem o troféu em Melbourne, o melhor resultado de uma dupla nacional em Grand Slams havia sido o vice-campeonato de Cássio Mota e Cláudia Monteiro. Na ocasião, os dois perderam para o britânico John Lloyd e a australiana Wendy Turnbull.
A partida dessa quinta-feira marcou a despedida de Sania Mirza, de 36 anos, das quadras de um Grand Slam. Uma das grandes duplistas das últimas duas décadas, a indiana já ocupou a liderança do ranking e somou 43 títulos de WTA, três Grand Slams nas duplas e três Grand Slams nas duplas mistas.
REDES SOCIAIS