Esporte

LeBron James x Michael Jordan: quebra de novos recordes faz comparações aumentarem

"James vai seguir batendo todos os recordes possíveis, mas não supera o Michael Jordan em questão de técnica", opina o comentarista Cadum Guimarães


09/02/2023 08h10

LeBron James se tornou o maior pontuador da história da NBA. A marca foi alcançada na noite da última terça-feira (7), durante a partida contra o Oklahoma City Thunder.

O astro do basquete norte-americano ultrapassou a marca de Kareem Abdul-Jabbar, histórico pivô do Lakers nas décadas de 70 e 80, que detinha o recorde desde 1984, com 38.387 pontos. Após a cesta que deu fim à hegemonia, o jogo foi paralisado e James recebeu diversas homenagens na quadra. O próprio ex-detentor do recorde conduziu as comemorações e num gesto simbólico e inesquecível: agarrou uma bola e passou para as mãos de LeBron, que não segurou as lágrimas.

“Poder estar com todas essas pessoas, todos esses ídolos aqui... Por favor, aplaudam de pé o Capitão (Kareem Abdul-Jabbar). Isso é para minha esposa, meus meninos, minha mãe, todo mundo. Eu não seria eu sem vocês. Para a NBA, para Adam Silver (comissário da NBA), obrigado. Nunca poderia imaginar nada melhor do que essa noite em um milhão de anos. Obrigado, gente”, declarou o Rei após a homenagem.

O ala, que agora contabiliza 38.390 pontos, registrados com as camisas de Cleveland Cavaliers, Miami Heat e Los Angeles Lakers, está em sua 20ª temporada na NBA. Desde 2003, James impressiona pela força física alinhada com grande qualidade técnica. Ao longo dos anos, o jogador também se destacou pela personalidade fora de quadra.

Leia também: Real Madrid não dá chances para o azar, goleia Al Ahly e vai à final do Mundial

Yago Mateus, armador da seleção brasileira de basquete, é vítima de racismo em jogo da Eurocopa

Em comparação com outros craques do basquete mundial, LeBron também superou Kobe Bryant (33.643 pontos) e Michael Jordan (32.292), o maior jogador de basquete de todos os tempos. Com raríssimas lesões graves, James conseguiu disputar todas as temporadas praticamente inteiras, o que o ajudou a superar o recorde.

LeBron James já detinha o recorde de maior pontuador da história da NBA na soma de todos os jogos. Porém, a fase em playoffs não garante igualdade de jogos. Dessa forma, a liga considera “o maior pontuador de todos os tempos” quem fez mais pontos apenas em temporadas regulares.

King James é um dos maiores jogadores de basquete de toda a história. Alguns fãs do jogador chegam a compará-lo com a lenda Michael Jordan, por conta das grandes conquistas e do grande desempenho em quase todas as temporadas.

Em entrevista ao site da TV Cultura, o comentarista de basquete, Cadum Guimarães, falou sobre as comparações entre os craques. 

“Eu acho inalcançável o recorde do LeBron e, na minha visão, eu acredito que sempre existe comparação entre pessoas. Os números servem para isso. Então, claro que existe comparação entre Michael Jordan e LeBron, por conta das conquistas e recordes que o LeBron vem batendo. Porém, eu acho o Jordan mais jogador. James vai seguir batendo todos os recordes possíveis, mas não supera o Michael Jordan em questão de técnica.

O trono de maior pontuador da história da NBA tem um novo dono. Em seguida, Kareem Abdul-Jabbar (38.387 pontos), Karl Malone (36.928 pontos), Kobe Bryant (33.643 pontos) e Michael Jordan (32.292) fecham a lista de maiores cestinhas.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças