Esporte

Futebol: Mensagens obtidas pelo Ministério Público indicam novos esquemas de manipulação de resultados

A Investigação pode se transformar em uma operação nacional após Ministério Público encontrar possíveis tentativas de manipulação em 2023


16/02/2023 11h29

O Ministério Público de Goiás, que apura as denúncias de manipulação de resultado no Brasileirão Série B de 2022, obteve mensagens que apontam para pagamentos feitos já em 2023 a jogadores de quatro estados.

Leia mais: Corinthians x Palmeiras: veja os principais destaques do Dérbi desta quinta-feira (16)

O objetivo inicial da investigação é uma denuncia feita pelo presidente do Vila Nova, Hugo Jorge Bravo, de que o meio-campista Romário foi cooptado por apostadores para cometer um pênalti no primeiro tempo do jogo do time contra o Sport, pela rodada final da Série B de 2022.

Na mensagem encontrada no celular de um dos alvos da operação, três clubes são nominalmente citados: São Luiz-RS, Novo Hamburgo-RS e Villa Nova-MG. O MP, porém, não considera que clubes e dirigentes sejam suspeitos de integrarem o esquema.

Entre os jogadores investigados, Mateusinho e Joseph de fato cometeram as penalidades, em jogos contra Criciúma e Londrina, respectivamente, mas Romário não foi relacionado para o jogo contra o Sport, o que desencadeou a crise que levou à descoberta do esquema.

Romário teria recebido R$ 10 mil de adiantamento, mas como ficou fora do jogo, não pôde cumprir o que supostamente prometeu aos apostadores (e que lhe renderia mais R$ 140 mil). Por isso, pediu para companheiros de time cometerem um pênalti no primeiro tempo do jogo.

Leia também: Haaland iguala Agüero como jogador com mais gols pelo Manchester City em apenas uma temporada

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças