Futebol: Mensagens obtidas pelo Ministério Público indicam novos esquemas de manipulação de resultados
A Investigação pode se transformar em uma operação nacional após Ministério Público encontrar possíveis tentativas de manipulação em 2023
16/02/2023 11h29
O Ministério Público de Goiás, que apura as denúncias de manipulação de resultado no Brasileirão Série B de 2022, obteve mensagens que apontam para pagamentos feitos já em 2023 a jogadores de quatro estados.
Leia mais: Corinthians x Palmeiras: veja os principais destaques do Dérbi desta quinta-feira (16)
O objetivo inicial da investigação é uma denuncia feita pelo presidente do Vila Nova, Hugo Jorge Bravo, de que o meio-campista Romário foi cooptado por apostadores para cometer um pênalti no primeiro tempo do jogo do time contra o Sport, pela rodada final da Série B de 2022.
Na mensagem encontrada no celular de um dos alvos da operação, três clubes são nominalmente citados: São Luiz-RS, Novo Hamburgo-RS e Villa Nova-MG. O MP, porém, não considera que clubes e dirigentes sejam suspeitos de integrarem o esquema.
Entre os jogadores investigados, Mateusinho e Joseph de fato cometeram as penalidades, em jogos contra Criciúma e Londrina, respectivamente, mas Romário não foi relacionado para o jogo contra o Sport, o que desencadeou a crise que levou à descoberta do esquema.
Romário teria recebido R$ 10 mil de adiantamento, mas como ficou fora do jogo, não pôde cumprir o que supostamente prometeu aos apostadores (e que lhe renderia mais R$ 140 mil). Por isso, pediu para companheiros de time cometerem um pênalti no primeiro tempo do jogo.
Leia também: Haaland iguala Agüero como jogador com mais gols pelo Manchester City em apenas uma temporada
REDES SOCIAIS