Esporte

Veja quem foram os vencedores do Fifa The Best 2023


02/03/2023 12h39

A cerimônia Fifa The Best, realizada na segunda-feira (27), homenageou os melhores jogadores e treinadores do mundo. A edição 2023, sediada em Paris (França), considerou os atletas em atuação entre agosto de 2021 e dezembro de 2022.

Saiba quem foram os vencedores em cada categoria:

Melhor Jogador do Mundo: Lionel Messi (Argentina, PSG)

Com disputa ao lado dos franceses Benzema e Mbappé, o craque argentino levou o sétimo troféu de melhor do mundo.

Melhor jogadora do mundo: Alexia Putellas (Espanha, Barcelona)

Alexia recebeu o prêmio pela segunda edição consecutiva. A atleta do Barcelona disputou com a inglesa Beth Mead, do Arsenal, e a norte-americana Alex Morgan, do San Diego Wave.

Uma curiosidade: a jogadora brasileira Marta já recebeu seis troféus desta categoria ao longo de sua carreira, sendo considerada a maior vencedora da premiação feminina.

Melhor treinador no futebol masculino: Lionel Scaloni (Argentina)

O técnico, campeão da Copa do Mundo do Catar de 2022 com a Seleção Argentina, venceu a categoria. O treinador disputava com Pep Guardiola, do Manchester City, e com Carlo Ancelotti, do Real Madrid.

Melhor treinadora no futebol feminino: Sarina Wiegman (Holanda, seleção da Inglaterra)

Sarina, que em discurso destinou seu prêmio às mulheres que se dedicam ao futebol feminino, conquistou o troféu. A sueca Pia Sundhage, da seleção brasileira, e a francesa Sonia Bompastor, técnica do Lyon, estavam concorrendo. 

Melhor goleiro do mundo: Emiliano Martínez (Argentina, Aston Villa)

Aos 30 anos, o argentino que venceu a Copa do Mundo do Catar, recebeu o seu primeiro troféu de Júlio César, ex-goleiro brasileiro. Courtois, belga do Real Madrid, e Bono, marroquino do Sevilla, também estavam entre os finalistas.

Melhor goleira do mundo: Mary Earps (Inglaterra, Manchester United)

Aos 29 anos, ela venceu na votação a chilena Christiane Endler (Lyon) e a alemã Ann-Katrin Berger (Chelsea).

Prêmio Puskás: Marcin Oleksy (Polônia, Warta Poznan)

O prêmio, destinado ao gol mais bonito do futebol, foi entregue ao polonês Marcin Oleksy, atleta amputado que fez o gol numa partida entre Warta Poznan e Stal Rzeszow em novembro de 2022. Também estavam na disputa Payet e Richarlison, o único brasileiro que concorria a um dos prêmios da edição.

Fifa Fan Award: torcedores da seleção argentina

A seleção argentina venceu o prêmio dedicado aos melhores torcedores; estavam na disputa um torcedor da Arábia Saudita e entusiastas do Japão.

Fifa Fair Play: Luka Lochoshvili (Geórgia, Cremonese)

Na categoria que celebra atletas ou clubes com posturas que exaltam o espírito esportivo, venceu o georgiano Luka Lochoshvili. Durante uma partida, o atleta ajudou a salvar a vida de um adversário.

Foto: Harold Cunningham/FIFA

Seleção Fifpro feminina: Endler, Bronze, Williamson, Renard e Leon; Putellas, Walsh, Oberdorf; Alex Morgan, Sam Kerr e Mead.

Seleção Fifpro masculina: Courtois, Hakimi, Van Dijk e Cancelo; De Bruyne, Modric, Casemiro e Messi; Mbappé, Benzema e Haaland.

Na categoria “Seleção Fifpro” são escolhidos 11 jogadores da seleção da temporada, isto é, o “time ideal” do futebol atual. Casemiro, do Manchester United, foi o único brasileiro da edição eleito para seleção do ano da Fifa.

Veja imagens: Webstory: Veja quem foram os vencedores do Fifa The Best

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças