Esporte

Torneio de Wimbledon permitirá a entrada de tenistas russos e bielorrussos

Atletas patrocinados por empresas operadas ou controladas pela Rússia não serão permitidos


31/03/2023 17h45

A organização do torneio de Wimbledon decidiu pela liberação da entrada de tenistas russos e bielorrussos na competição. A decisão do Comitê de Gestão do Campeonato e do All England Lawn Tennis Club (AELTC), que organiza o Grand Slam de grama, foi publicada em nota nesta sexta-feira (31).

A organização deixou claro que a decisão "proíbe expressões de apoio à invasão da Ucrânia pela Rússia”. Além disso, atletas patrocinados por empresas operadas ou controladas pelos estados russo e/ou bielorrusso não serão permitidos.

Leia também: Fim da novela! Palmeiras anuncia o retorno do atacante Artur

“As condições foram cuidadosamente desenvolvidas e estão alinhadas com as orientações publicadas pelo governo para os órgãos esportivos do Reino Unido”, disse a organização.

Ian Hewitt, presidente do All England Club, comentou: “Esta foi uma decisão incrivelmente difícil, não tomada de ânimo leve ou sem muita consideração por aqueles que serão impactados. Continuamos a condenar totalmente a invasão ilegal da Rússia e nosso apoio sincero permanece com o povo da Ucrânia”.

A nota relembra que "no ano passado houve uma reação forte e muito decepcionante de alguns órgãos dirigentes do tênis à posição assumida pelo All England Club e pela Lawn Tennis Association (LTA) com consequências que, se mantidas, seriam prejudiciais aos interesses dos jogadores, torcedores, do campeonato e do tênis britânico".

Leia também: Conmebol anuncia construção de estádio próprio para a candidatura da Copa do Mundo de 2030

O torneio de Wimbledon proibiu a participação de tenistas russos e bielorrussos em 2022, em concordância com as diretrizes do governo britânico após a invasão da Rússia na Ucrânia. Entretanto, a ATP e a WTA penalizaram o campeonato pela decisão na época.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças