Javier Tebas, presidente da La Liga, afirma que nem a Espanha ou o campeonato espanhol de futebol são racistas. Segundo ele, é “muito injusto” Vinícius Júnior afirmar isso.
A declaração ocorre após o brasileiro ter sido alvo de um novo ataque racista durante uma partida de futebol nesse domingo (21) e ter criticado a entidade.
Leia também: Real Madrid se posiciona sobre caso de racismo contra Vini Jr
O que aconteceu?
Em pronunciamento nas redes sociais após o ocorrido, o jogador declarou que “o racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam”.
Em seguida, o presidente disse que ele não entende a competência da entidade no futebol espanhol. “Já que aqueles que deveriam não te explicam o que é que a La Liga pode fazer nos casos de racismo, tentamos nós explicar, mas você não se apresentou em nenhuma das datas acordadas que você mesmo solicitou”.
Ya que los que deberían no te explican qué es y qué puede hacer @LaLiga en los casos de racismo, hemos intentado explicártelo nosotros, pero no te has presentado a ninguna de las dos fechas acordadas que tú mismo solicitaste. Antes de criticar e injuriar a @LaLiga, es necesario… https://t.co/pLCIx1b6hS pic.twitter.com/eHvdd3vJcb
— Javier Tebas Medrano (@Tebasjavier) May 21, 2023
Pouco depois, Vini Jr o respondeu: "Omitir-se só faz com que você se iguale à racistas. Não sou seu amigo para conversar sobre racismo. Quero ações e punições. Hashtag não me comove", relata.
Mais uma vez, em vez de criticar racistas, o presidente da LaLiga aparece nas redes sociais para me atacar.
— Vini Jr. (@vinijr) May 21, 2023
Por mais que você fale e finja não ler, a imagem do seu campeonato está abalada. Veja as respostas do seus posts e tenha uma surpresa...
Omitir-se só faz com que você se… https://t.co/RGO9AZ24IA
A declaração do atleta ocasionou na resposta mais recente de Tebas, em que ele alega que a La Liga denunciou e combateu o racismo ao identificar os infratores e levar a denúncia aos órgãos responsáveis.
1. Nem Espanha, nem @LaLiga são racistas. É muito injusto dizer isto.
— Javier Tebas Medrano (@Tebasjavier) May 22, 2023
2. Como @LaLiga denunciamos e combatemos o racismo com toda rigidez dentro das nossas competências
3. Esta temporada foram feitas 9 casos de insultos racistas (8 delas por insultos contra @vinijr). Sempre… https://t.co/KFXHOJv6cb
Leia também: Flamengo vence o Corinthians por 1 a 0 com gol de Léo Pereira nos acréscimos
REDES SOCIAIS