Esporte

Europa League: Relembre o histórico perfeito do Sevilla nas finais da competição europeia

Espanhóis jogam a final do torneio pela sétima vez; nas outras seis disputas, foram seis vitórias


30/05/2023 16h56

O Sevilla se prepara para mais uma final de UEFA Europa League em sua história. Na próxima quarta-feira (31), o clube espanhol enfrenta a Roma em busca do sétimo troféu da competição. A partida terá transmissão da TV Cultura a partir das 15h45. 

Até o momento, o Sevilla tem 100% de aproveitamento em finais de Europa League. Em sua história, são seis finais e seis vitórias. Não a toa, o time é considerado o rei da competição.

Para entrar no clima da partida, o site da TV Cultura listou todas as finais jogadas pelo Sevilla em sua história. Será que o time seguirá com uma performance perfeita em finais?

- Sevilla 4-0 Middelsbrough (temporada 2005/06)

A primeira conquista aconteceu em 2006. O Sevilla enfrentou o Middelsbrough, que também jogava a primeira final europeia. Porém, os espanhóis pareciam que estavam jogando sua décima final.

Com uma atuação de gala, o time goleou os ingleses por 4 a 0, com gols de Luis Fabiano, Enzo Maresca (2x) e Kanouté. O time estava recheado de brasileiros naquela temporada. Além do Fabuloso, Daniel Alves e Adriano eram titulares. Durante o jogo, Renato também entrou.

- Sevilla 2 (3) - (1) 2 Espanyol (temporada 2006/07)

Um ano após a primeira conquista, o Sevilla ficou com mais sede e chegou a final novamente. Dessa vez, a disputa foi caseira. Decisão espanhola contra o Espanyol, equipe da região da Catalunha. Apesar do conhecimento maior, o jogo foi carregado de tensão.

O placar foi aberto pelo brasileiro Adriano logo aos 18 minutos de jogo. O empate não demorou para sair. Aos 28 minutos, Riera igualou a partida. Durante o restante do jogo, tensão e nervosismo no campo e na arquibancada. Partida acabou indo para prorrogação.

Os gols que faltaram no tempo normal, aconteceram no tempo extra. Kanouté colocou o Sevilla novamente na liderança do placar. Porém, o Espanyol não se rendeu facilmente e empatou aos 10 minutos do segundo tempo com Jônatas. Decisão foi para as penalidades.

Quem estava com o pé mais calibrado eram os jogadores do Sevilla. Kanouté, Dragutinovic e Puerta acertaram. Do outro lado, apenas Paniani converteu. Vitória por 3 a 1 e título muito bem defendido.

- Sevilla 0 (4) - (2) 0 Benfica (temporada 2013/14)

A Era de Ouro do Sevilla na competição começou no ano de 2014. Esse é o primeiro dos três títulos consecutivos que os espanhóis conquistaram. Porém, não veio com muita facilidade. A equipe derrotou o Benfica, uma das mais tradicionais do velho continente, nos pênaltis.

Durante o jogo, o placar ficou zerado por todos os 120 minutos. Nas penalidades, o Sevilla foi 100%, com Bacca, Mbia, Coke e Gameiro convertendo. No lado português, apenas Lima e Luisão acertaram.

- Sevilla 3 - 2 Dnipro (temporada 2014/15)

Uma final cheia de gols. Em 2015, um azarão chegou a final do torneio. A equipe ucraniana Dnipro eliminou Ajax e Napoli nas fases anteriores e tentou trazer o título para o leste europeu.

O início foi muito animador. Kalinic abriu o placar logo aos oito minutos e deixou o torcedor espanhol completamente aflito. Mas dentro de campo, o Sevilla mostrou os motivos de ser um dos times mais temidos do torneio. O empate veio aos 28 minutos com Krychowiak e a virada aconteceu aos 31 com Bacca.

O Dnipro não tinha nada a perder e partiu para cima em busca do empate. E ela veio ainda no primeiro tempo. Rotan marcou aos 44, pouco antes do intervalo.

No segundo tempo, o Sevilla usou a sua experiência e não deu mais chances ao adversário. Bacca marcou mais uma vez e deixou os espanhóis na vantagem novamente. Dessa vez, o atual campeão fechou a casinha para garantir mais um troféu.

- Sevilla 3 - 1 Liverpool (temporada 2015/16)

Uma das noites de maior alegria para o torcedor do Sevilla. No último título do tricampeonato consecutivo, o time enfrentou o Liverpool, uma das camisetas mais pesadas do continente. Era a primeira temporada de Jurgen Klopp no comando dos ingleses e esse poderia ser um belo cartão de visitas.

O primeiro tempo foi bastante favorável aos ingleses. A equipe jogou bem e encontrou seu gol aos 35 minutos com Sturridge. Na época, o time contava com Coutinho e Firmino no ataque.

Mas, o Sevilla fez o favor de mostrar que a camiseta pesado do Liverpool era apenas na Champions. Quem manda na Europa League são os espanhóis. Em 25 minutos, a equipe marcou três gols. Gameiro logo no primeiro minuto do segundo tempo. Coke marcou outras duas vezes.

- Sevilla 3 - 2 Inter de Milão (temporada 2019/20)

A última conquista do Sevilla aconteceu durante a pandemia. Sem a presença de público, a equipe espanhola venceu a Inter de Milão por 3 a 2. Mais uma vez, um jogo cheio de gols e emoção.

O placar foi aberto pelos italianos logo aos cinco minutos. Lukaku marcou de pênalti. Porém, mais uma vez, o time mostrou que tem força na competição. Luuk de Jong marcou duas vezes e virou o jogo ainda no primeiro tempo.

A Inter, que chegava em sua primeira final europeia desde 2010, não entregou o jogo tão facilmente. Ainda na primeira etapa, Godín empatou.

O jogo foi decidido com um gol contra. E justamente do artilheiro da equipe italiana. Lukaku acabou jogando contra a própria meta e deixou o rival em vantagem novamente. Uma pressão foi feita ao final, mas a taça acabou ficando com os espanhóis.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças